A inauguração da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor), na quinta-feira (13), no bairro do São Francisco, em São Luís, é mais uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), visando aprimorar os serviços de segurança pública no Maranhão.

Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Silvio Leite, a reforma e ampliação da superintendência representa o reconhecimento dos serviços excelentes prestados pelos profissionais da superintendência e valoriza, ainda mais, a prestação de serviço de maior qualidade a população maranhense. “A superintendência é de extrema importância para o Sistema de Segurança Pública, pois combate, efetivamente, a corrupção em todo estado”, ressaltou.  

“Hoje temos um diferencial com a nova estrutura do prédio da Seccor, que tem por objetivo o combate à corrupção, um dos crimes que eu mais repudio”, afirmou o delegado geral da Polícia Civil, Jair Paiva. 

O prédio foi reformado e equipado, em ação do Governo do Estado. A obra integra o pacote de iniciativas da gestão para requalificar e melhorar as estruturas físicas do setor. 

Além do secretário Silvio Leite e do delegado Geral, Jair Paiva, participaram da solenidade de inauguração do prédio, o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Emerson Bezerra; e o subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão (CBMMA), Márcio Robert, representando o comandante Geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, entre outras autoridades. 

Mudanças

A Lei Estadual 10.238, de 13 de maio de 2015, promoveu uma grande reestruturação no organograma da Polícia Civil do Maranhão. Foi criada a Seccor, com o 1° e 2° Departamento de Combate à Corrupção (Deccor) e dois Departamentos de Combate dos Crimes Funcionais (1° e 2° DICRIF), além de uma seção de inteligência. Também foi criado, no âmbito da Policia Civil, como um instrumento de suporte operacional, o Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro.