O Governo do Estado realiza, neste fim de semana, mais uma edição do programa Mais Saúde Animal. Os serviços serão disponibilizados neste sábado (9), das 8h às 16h, no IEMA, na MA-320 no bairro Pitombeira, no município de Pindaré-Mirim. Por meio do programa, são desenvolvidas ações de saúde animal para o combate de duas zoonoses endêmicas no Maranhão: Leishmaniose e Raiva.
“Vamos seguir com a realização de ações tão importantes como o Mais Saúde Animal, que tem impactado positivamente a vida de tantas pessoas, facilitando o acesso a serviços para controle de zoonoses”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Em parceria com os municípios, a ação oferecerá consultas, exames, diagnóstico de doenças, vacinação antirrábica e distribuição de coleiras preventivas. A distribuição das coleiras é realizada para os animais cadastrados no site do Procon-MA para as consultas clínicas e que testaram negativo para Leishmaniose. Já a vacinação antirrábica é oferecida para todos os animais que são levados pelos tutores à ação sem necessidade de agendamento prévio.
A veterinária e responsável técnica pelo Mais Saúde Animal, Celma Soares, destaca a importância da ação. “O Programa Mais Saúde Animal oferece serviços gratuitos e de qualidade. Com esses serviços de cuidado com os pets também estamos trabalhando a saúde da população, porque essas são zoonoses transmissíveis do animal para o homem”, conta.
A mais recente edição do Mais Saúde Animal aconteceu no sábado, 26 de março, no município de Alcântara, e resultou em mais de 170 atendimentos, sendo 56 consultas, 43 testes rápidos para Leishmaniose Visceral Canina (com um resultado positivo), 43 pets vacinados contra a Raiva e 37 coleiras distribuídas entre os animais que participaram da ação.
Deixe um comentário