Além de biblioteca, os centros de ensino contam com salas de informática, entre outros. (Foto: Jorge Ribeiro)

Levar esperança e dignidade para a sala de aula é um dos objetivos do Governo do Maranhão quando entrega escolas com estruturas totalmente transformadas. Atualmente, em uma parceria das secretarias de Infraestrutura (Sinfra) e Educação (Seduc), o Governo já entregou mais de 750 escolas – entre construções, reformas e revitalizações – em todo o estado. E, só nos primeiros 15 dias de maio, foram mais de R$ 11 milhões investidos em mais de seis cidades maranhenses.

Os investimentos iniciaram pela região da Baixada Maranhense, onde o Governo do Maranhão entregou as reformas dos Centro de Ensino Rio Grande do Sul, em Palmeirândia, e Artur Teixeira de Carvalho, em Peri Mirim. As escolas receberam serviços de demolição e reconstrução de paredes, pintura geral, revestimento, troca de telhado, instalação de forro, substituição de piso, portas, janelas, além da melhoria dos sistemas hidráulico e elétrico.

“O governador Flávio Dino entrega, toda semana, escolas reformadas, construídas ou revitalizadas. Já são mais de 750 obras na educação em todas as regiões maranhenses, resultado do Programa Escola Digna, que já se consolidou como o maior programa de investimentos educacionais da história do Maranhão. A cada escola que entregamos, a maior realização é ver o brilho nos olhos de estudantes e professores felizes com a mudança”, destacou o secretário Felipe Camarão.

A região Leste também foi contemplada com a entrega do Centro de Ensino Robson Parentes Noleto Silva, na cidade de Timon. Mais de 160 alunos que moram no bairro Novo Tempo, e que antes precisavam fazer um deslocamento de mais de 5 quilômetros para poder chegar até a escola, receberam um prédio novinho com seis salas, banheiros adaptados, cozinha, pátio, e salas de: informática, professores, direção, secretaria, depósito e biblioteca.

Pastos Bons e Nova Iorque do Maranhão também receberam investimentos para a comunidade escolar. O Centro de Ensino Anália Neiva, em 49 anos, nunca havia passado por uma reforma. A estrutura do prédio que estava em um péssimo estado de conservação desestimulava quem estudava e quem trabalhava na unidade.

O prédio escolar foi totalmente reformado do telhado ao piso. Com uma subestação de energia, a escola agora possui o conforto de possuir um sistema de climatização em todas as salas. Além disso, ganhou salas de professores, diretoria e um pequeno auditório.

“São os investimentos do Governo Flávio Dino que possibilitam a consolidação do maior programa educacional do estado, beneficiando todas as regiões maranhenses, garantindo mais dignidade, melhores condições de aprendizagem e futuro próspero com maiores oportunidades para todos; esse é o governo da mudança”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

Nesta semana, o Governo entregou cinco unidades em um mesmo dia em São Luís. O Centro de Ensino em Tempo Integral Professora Estefânia Rosa, a Unidade Integrada Maria Firmina dos Reis, a Unidade Integrada Estado de São Paulo, o Centro de Ensino Paulo Freire e o Centro de Ensino em Tempo Integral Dr. João Bacelar Portela foram totalmente recuperados pelo Programa Escola Digna.

As cinco unidades receberam do Governo do Estado um investimento de R$ 6,7 milhões, recursos oriundos do Tesouro Estadual. Mais de 2.681 estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular e Integral foram contemplados com a entrega das obras.

Ascom