Integrando o programa Mais Pescado, o Governo do Maranhão distribuiu cinco toneladas de peixes em Bacabal, nesta quarta-feira (13). A agenda faz parte das ações pela Semana da Páscoa e reforça o trabalho parceiro da gestão estadual com os municípios maranhenses. Diversos bairros da cidade foram contemplados com o produto. A escolha das áreas beneficiadas priorizou o atendimento às famílias em vulnerabilidade social e de baixa renda.

O programa Mais Pescado tem como foco contribuir para a sustentabilidade da piscicultura, estimulando a produção e garantindo a comercialização. A iniciativa também amplia o acesso à segurança alimentar e nutricional dos maranhenses atendidos pela ação. O programa de governo é parte do Mais Produção, que abrange a promoção e incremento da pesca extrativista e de cultivo no Maranhão.

Quem recebeu o pescado agradeceu a ação, sobretudo neste período em que o produto costuma aumentar de preço. “Estou achando bom demais, lembraram da gente e esse peixe veio no momento que a gente precisa muito. Eu já estava sem nada em casa e ganhei esse peixe. Já vai dar para o almoço e jantar, nem precisa mais fazer a feira. O arroz já tem e o importante era o peixe. Esse programa é bom demais e que continue sempre assim. Só alegria e mesa farta”, disse a dona de casa Ceiça Silva.

A aposentada Raimunda Nonata frisou que o pescado chegou em boa hora. “Receber esse peixe é muito bom para a gente, que nem sempre tem aquele dinheiro para comprar e agora, na Semana Santa, já tá garantido um peixinho cozido, com feijão e arroz. E a gente mantém a tradição da Páscoa. Está tudo muito bom”, enfatizou.

A autônoma Maria da Silva ressaltou a ajuda que o programa leva a quem mais precisa. “Essa é uma boa ideia. Achei ótimo e deveria ser feito sempre. A gente já espera, ainda mais nessa época que o peixe fica muito caro e receber aqui, de graça, é uma benção. Muito bom”, disse.

Desenvolvimento da pesca

Desde 2015, o setor da piscicultura foi um dos mais apoiados pelo Governo do Estado, por meio do programa Mais Pescado. São diversas ações, incluindo a distribuição de equipamentos com projetos de tanques redes; projetos de viveiros escavados, implantados em municípios com essa potencialidade; apoio na assistência técnica; e distribuição de insumos, equipamentos e materiais diversos.