Com o intuito de fortalecer a educação nos municípios, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participou, nesta segunda-feira (13), do Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais de Educação – Planejando a Educação Pública 2022. O evento, que é organizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Maranhão (Undime), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), está sendo realizado no Rio Poty Hotel, em São Luís, e segue até esta terça-feira (14).
O Encontro reuniu mais de 200 pessoas entre prefeitos, secretários municipais, representantes do Ministério da Educação (MEC); Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); Tribunal de Contas do Maranhão; Selo Unicef; União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME); Sebrae; Ministério Público; dentre outros convidados.
“É muito importante para a Seduc participar do planejamento para o ano letivo de 2022, visando a construção de uma educação pública de qualidade e observando cada ponto que precisa ser tratado nos municípios. Essa discussão com prefeitos e secretários municipais de educação, que trata das diversidades em cada área, da oferta, do acesso e da permanência dos estudantes nas escolas com a promoção de um ensino de qualidade, é fundamental neste momento”, expressou a secretária adjunta da Seduc, Nádya Dutra, que representou a Seduc no encontro.
O presidente da Undime-MA e dirigente municipal de Educação de Porção de Pedras, Marcony Pinheiro, falou dos temas que serão debatidos durante o Encontro. “Hoje é um primeiro dia do Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais de Educação e discutiremos diversos assuntos como: prestações de contas, desenvolvimento de programas, recursos financeiros, o rateio do novo Fundeb e outros temas pertinentes, que serão debatidos durantes esses dois dias de evento”, comentou.
O prefeito do município de Turiaçu, Edésio Cavalcante, disse que participar do Encontro tem um significado valioso. “Estar presente em um evento como este é de grande aprendizado, que tem o objetivo de levar aos alunos o melhor do ensino. A realização desse encontro é de uma grandeza extraordinária para todos nós”, observou.
Durante o evento, foram discutidos temas educacionais de relevância para o Maranhão, entre eles a “Adaptação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) ao novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”; “Orientações do Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado com os gastos na Educação Pública”; “Planejamento, Ações e Execuções de Projetos e Programas da Secretaria de Educação Básica”; dentre outros assuntos.
A presidente do Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA), Soraia Raquel, ressaltou que o Encontro trará contribuições significativas para a educação do estado. “É um momento importante estar aqui para discutir com os municípios maranhenses, gestores municipais de Educação, o planejamento para 2022. É um momento muito rico e com certeza nós teremos boas reflexões e encaminhamentos, pensando sempre na educação de qualidade para todos”, exprimiu.
Nesta terça-feira (14), no segundo dia do encontro, serão debatidos os seguintes temas: “Os impactos do Regime de Colaboração na Educação do Maranhão”; “Escola Modulada: como construir uma escola com baixo custo?”; “Escola Empreendedora, Cidade Empreendedora”; “A importância dos Conselhos e as Conferências de Educação”; “A importância das Secretarias Municipais de Educação no Selo Unicef”; dentre outros temas.
Deixe um comentário