O Secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, divulgou nas redes sociais nesta segunda (2) que o segundo caso suspeito do novo coronavírus já foi descartado. Portanto, até o momento, não há casos suspeitos do Covid-19 no estado.
Esse segundo caso descartado se tratava de uma jovem de 22 anos que relatou ter passado por países como China, França e Japão, onde foram identificados casos da doença. A paciente chegou em São Luís e apresentava sintomas como dispneia e tosse seca.
Depois de ser internada na UPA do Itaqui-Bacanga, a paciente teve alta na noite de sábado (29) e estava em isolamento domiciliar. Neste domingo (1º), ela já apresentava melhora nos sintomas.
Antes dessa paciente, um outro caso suspeito já havia sido descartado na capital maranhense. O caso foi de uma paciente de 49 anos que estava em observação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais. Ela esteve na Itália e apresentou comprometimento respiratório com sintomas como febre alta, tosse e cansaço progressivo.
Protocolo de atendimento
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou ainda que está adotando as medidas previstas no Plano de Contingência para o COVID-19 no Maranhão, elaborado em conformidade com o Plano de Contingência Nacional e Gestão de Riscos.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, explicou que o governo do Maranhão está preparado e com protocolos de atendimentos definidos para lidar com os casos suspeitos da doença.
“O plano de contingência foi elaborado para responder às necessidades locais para minimizar o avanço da doença, caso haja introdução do vírus no estado. As ações definidas pelo plano orientam os serviços de saúde da rede estadual, que está preparada para o atendimento e em conformidade com as diretrizes nacionais propostas pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde”, destaca o secretário.
Cenário Nacional
Com o caso descartado no Maranhão, atualmente o Ministério da Saúde monitora 432 casos suspeitos de coronavírus no Brasil. Nenhum novo caso foi confirmado neste novo balanço e o país permanece com dois casos confirmados da doença Covid-19. Os dois infectados são brasileiros que estiveram recentemente na Itália. Os dois seguem em isolamento domiciliar.
Os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.
Cuidados
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Com informações do G1 MARANHÃO
Deixe um comentário