O que era pra ser uma grande conquista para o município de Codó pode ser transformar em uma grande dor de cabeça para a população. Acontece que o equipamento de tomografia adquirido pelo governo de Zé Francisco é velho, usado e não faz todos os tipos de exames.
O Marco Silva Notícias apurou que o tomógrafo que está sendo instalado pela Prefeitura de Codó no Hospital Geral Municipal (HGM) foi alugado pela empresa CENTRAL DE LAUDOS E SERVICOS LTDA (Junno Pinheiro Campos de Sousa), do município de Teresina (PI). O aluguel do equipamento vai custar R$ 804 mil em apenas um ano.
Como se trata de um equipamento alugado, o tomógrafo será retirado do HGM assim que se encerrar o contrato com a empresa vencedora da licitação.
Nossa equipe de reportagem também descobriu que o equipamento alugado pelo governo de Zé Francisco é velho (fabricado em 2010), usado (como mostra a foto abaixo) e não faz todos os tipos de exames de tomografia.
De acordo com a própria Prefeitura de Codó, o tomógrafo alugado possui apenas 16 canais, ou seja, é um aparelho para realizar procedimentos mais simples. Esse tipo de equipamento não realiza exames que requerem maior velocidade de aquisição, como os exames cardíacos.
Por causa das limitações em relação a tipos de exames de tomografia que poderão ser realizados no HGM, certamente a população codoense vai continuar sofrendo e pagamento caro para fazer exames mais complexos.
Procurado por nossa equipe de reportagem, o prefeito Zé Francisco não respondeu nossas mensagens até o fechamento desta matéria.
Usado ou não, o importante é que, graças ao Dr. Zé Francisco, o povo codoense hoje pode contar com um tomógrafo. No governo de Nagib o HGM parecia mais um necrotério do que um Hospital.
……….
Agente fica se perguntando porque que o município que tem uma verba milionária pra saúde não compra um aparelho novo, moderno pra esse hgm prefere alugar do que comprar.
Alugado é muito mais em conta porque a manutenção é por conta da empresa.
E se der problema, a empresa ou município substituem o equipamento.
Postei de novo porque vc censurou essa parte.
Não sei o que o ser humano tem na cabeça, são pessoas que se conteta com o pouco e o pior, sempre estão defendendo os líderes político, não importa o que gestão passadas fizeram ou deixaram de fazer o importante é que o que esta a frente agora. Caramba fico muito indignada quando alguém fala “ha mais gestão passada, também não fizeram nada”. Poxa pois cobra do que está a frente agora.
Cidadão, há 42 anos que não temos tomógrafo. E alugar é mesmo muito melhor, pois não haverá despesa com manutenção. Cidadão, quando vc aluga um carro numa locadora e ele quebra é obrigação da locadora providenciar outro imediatamente. Do mesmo modo é o aluguel de máquinas e equipamentos hospitalares, quebrou ou conserta ou substitui. Já um equipamento caríssimo como um tomógrafo, é muito melhor alugar do que comprar; haja vista o custo de manutenção. Entendeu agora, Cidadão?
Parabéns ao Dr. Zé Francisco. Até que enfim nossa Codó agora tem tomógrafo.
Esse tomógrafo é um grande e precioso presente no aniverso de 126 de Codó.
Viva Codó!
Então porque não aluga um que pode dar conta do recado, porque pelo que falam aí esse aí é antigo. Ora se tão alugando e vão pagar aluga um novo.
É alugado beleza, se der defeito substitui ótimo, dinheiro do aluguel é alto vamos honrar compromisso, mas, não podia ter alugado um mais novinho não? poxa, 2010,caralho mano!
E qd acabar o mandato do Zé, fod… População que precisar de tomografia né.
Por isso sou mais a favor da compra de um equipamento novo pro município.
Como político gosta de enganar a população? Como a população acredita nestes idiotas? Quando é que teremos um povo que pensa com o cérebro? Quando vamos deixar de marcar o passo? Acorda Codó. Sai deste memismo.
Segundo informações obtidas, um tomografo novo sai em torno de um milhão e meio de reais. Tem que importar. Pergunta-se: Codó não tem condições de comprar um novo? PERGUNTAR NÃO OFENDE.