No dia 19 de abril é comemorado o Dia dos Povos Indígenas. No Maranhão, esses povos estão distribuídos em 16 terras indígenas e, de acordo com dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 30 mil habitantes indígenas no Estado.

O Governo do Estado beneficiou os povos indígenas em diversos setores de sua gestão. No eixo produção e renda, o Sistema da Agricultura Familiar – por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terras (Iterma) – desenvolve ações voltadas para a produção agrícola, assistência técnica e extensão rural em áreas indígenas.

Na terça-feira (19), em Itaipava do Grajaú, com a presença do governador Carlos Brandão, foi realizada a assinatura de contratos do Procaf, contemplando uma associação e 13 indígenas individuais, totalizando R$ 88.477,00.

O Sistema SAF destinou, neste ano, por meio do Programa de Compras da Agricultura Familiar – Procaf Indígena, R$ 508 mil para a compra da produção, beneficiando 6 associações e 73 indígenas individuais.

O governador Carlos Brandão enfatizou a importância das ações aos povos indígenas realizadas hoje em Itaipava. “Mais garantia de direitos aos povos indígenas do Maranhão com várias ações, desde a emissão de documentos à comercialização da agricultura familiar.”

Para o secretário da SAF, Diego Rolim, o órgão tem a missão de levar políticas públicas aos agricultores familiares, povos indígenas e comunidades tradicionais, e as ações do Procaf representam uma política importante de acesso à dignidade. “Com o Procaf, estamos dando dignidade aos povos indígenas, viabilizando a garantia de comercialização aos produtores. Representa incentivo à produção, geração de trabalho e renda”, disse.

Dona Antônia Alves Lima, de Itaipava do Grajaú, foi uma das beneficiárias contempladas com o Procaf. Para ela, essa ação vai auxiliar na renda da família. “Estou feliz em ser contemplada com o Procaf, que vai ajudar muito a comercializar nossos produtos.”