Em solenidade, nesta sexta-feira (3), no Palácio dos Leões, o governador Flávio Dino assinou o Pacto de Gestão da Rede de Enfrentamento à Violência. O documento traz diretrizes para promoção de ações conjuntas dos poderes e municípios em benefício e proteção das pessoas com deficiência.
O pacto envolve todas as esferas do Estado – Executivo, Legislativo e Judiciário -, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil e conta com apoio das organizações da sociedade civil. O objetivo é monitorar, acompanhar e propor políticas públicas que assegurem os direitos das pessoas com deficiência no Maranhão, além de enfrentar todas as formas de violência contra esse segmento da população.
“Somos um estado muito grande, com realidades das mais diferentes. A pessoa com deficiência sofre os mais diferentes tipos de violência e precisamos envolver, não apenas o Executivo, mas os municípios, na promoção, execução e aprimoramento de políticas públicas, voltadas para este segmento”, pontuou o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves.
Para o coordenador do Fórum Maranhense de Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologias, José Rodrigues Filho, as expectativas com os resultados do pacto são as melhores. “Nossas expectativas são muitas, pois o Maranhão tem muitas pessoas com deficiência e é importante criar uma rede de proteção contra as formas de violência. Esperamos institucionalizar, formalizar já é um primeiro passo. Agora, nossa expectativa é que, cada instituição e outras que possam ser parceiras, ajudem a zerar ou pelo menos, reduzir a violência contra a pessoa com deficiência”, frisou.
Deixe um comentário