Confira vantagens de modelos e escolha o melhor para sua cozinha.
O avanço da tecnologia chegou em nossas cozinhas e trouxe uma série de evoluções em produtos essenciais. Um grande exemplo disso são as geladeiras, cujos modelos evoluíram e hoje abarcam uma série de inovações que ajudam você na hora de preservar sua comida e até de fazer a feira.
Atualmente, as geladeiras duplex ainda são as mais populares nas casas, sobretudo por causa do seu custo. Mas as geladeiras inverse estão ganhando mais popularidade ao oferecer muitas vantagens adicionais, incluindo seu design diferenciado.
Se você quer comprar uma geladeira na Black Friday, mas está em dúvidas sobre qual modelo escolher, este texto é para você. Hoje vamos te mostrar as principais vantagens entre os refrigeradores duplex e inverse.
Duplex: a evolução do clássico
A principal mudança dos modelos duplex para o clássico está no design do aparelho, pois a geladeira duplex conta com duas portas ao invés de uma. Com essa mudança, o freezer (ou congelador) saiu da parte interna da geladeira e passou a ser um compartimento separado, ficando na parte de cima da geladeira.
Junto com a mudança física, o modelo duplex também evoluiu em termos de funções. As principais delas são o frost free e a regulação de temperatura por compartimento.
Vantagens e desvantagens
Com o congelador separado, as geladeiras duplex trazem novos modelos de congelamento, como a famosa função frost free. Presente em quase todos os modelos, o frost free impede a formação de gelo em excesso dentro do freezer.
Dessa forma, você não precisa mais ter que desligar a geladeira da tomada para fazer o excesso de gelo derreter, o que economiza muito tempo e impede que os alimentos possam estragar.
Além disso, as geladeiras duplex também são as mais econômicas do mercado, tanto em energia quanto em preço. E como ela precisa ficar ligada 24 horas por dia, essa economia pode fazer uma grande diferença no final do mês.
Outro ponto positivo das geladeiras duplex é o tamanho reduzido em relação a outros modelos, o que a faz ocupar menos espaço na sua casa. Se você vive em flat ou apartamento pequeno, esse modelo é o mais indicado.
Em contrapartida, o layout da geladeira também apresenta uma desvantagem, já que o freezer fica na parte superior. Assim, você pode ter que guardar os produtos mais utilizados nas partes de baixo e terá que se abaixar todas as vezes que precisar pegá-los.
Geladeiras inverse: revolução no design
Se a geladeira duplex é uma grande evolução, a inverse veio com uma proposta igualmente revolucionária. Este modelo tem como foco justamente trazer mais conforto para o seu dia a dia e tal objetivo começa com a mudança no layout.
Como o nome entrega, a geladeira inverse muda a ordem de freezer e geladeira em si: o freezer fica na parte de baixo, enquanto a geladeira ocupa o espaço de cima. Além disso, a geladeira tem duas portas e um espaço bem maior no modelo inverse do que no duplex.
Esse layout faz com que os alimentos mais consumidos fiquem mais acessíveis, na parte de cima. Você pode pegá-los com facilidade sem ter que se abaixar, o que contribui para melhorar sua postura e evitar eventuais dores.
Vantagens e desvantagens
O refrigerador inverse tem espaço interno muito maior, tanto na geladeira quanto no freezer. Suas duas portas possuem mais prateleiras e permitem que você consiga organizar seus alimentos sem se preocupar com o espaço.
A parte do freezer também conta com mais espaço e possui níveis de potência maiores, o que ajuda a preservar alimentos como carnes e outros perecíveis. Esse modelo também oferece mais opções de resfriamento personalizado muito úteis de acordo com o que você guarda de alimentos e o clima de onde mora.
E se você gosta de tecnologia, alguns modelos inverse possuem funções inteligentes que permitem cadastrar os produtos, incluindo dados como a data de validade. Muitos refrigeradores podem até enviar alertas sobre algo que está faltando ou perto de expirar.
Por outro lado, o modelo inverse ainda é mais caro do que os modelos duplex, além do seu tamanho. Por ser bem maior, esse tipo de geladeira pode precisar de uma adaptação de espaço caso você esteja mudando de uma duplex para uma inverse.
Qual modelo escolher?
Se você cozinha com frequência, faz grandes feiras e tem espaço na cozinha, o modelo inverse é o mais adequado para suas necessidades. Ela também é ideal para pessoas com mais idade ou que tenham problemas de coluna, pois evita que você precise se abaixar com frequência para pegar os alimentos.
Por outro lado, se você é jovem e mora sozinho (e não tem uma cozinha ampla), o modelo duplex já traz excelentes vantagens. Além do fato de que seu preço mais barato é ideal para quem arca com todas as despesas de casa sozinho.
Deixe um comentário