Conheça as características e quais situações são mais propícias para ter cada tipo de geladeira.
Comprar uma nova geladeira para casa é uma decisão que passa por muitos fatores. Tamanho, espaço interno, funcionalidades, praticidade, capacidade do freezer, consumo de energia e até estética são algumas das características que os consumidores observam antes de decidir a sua compra. Assim, se você tem planos de comprar uma nova geladeira na Black Friday, pode ficar em dúvida sobre qual é o melhor modelo para levar para casa.
Dois que se destacam no mercado atual são a geladeira duplex e a inverse. Mas, afinal, quais são as diferenças entre esses dois tipos? Quais são os pontos fortes e fracos de cada uma? Conheça-as e saiba qual a melhor para a sua situação no texto abaixo.
Geladeira duplex
A geladeira duplex já é uma velha conhecida de muitos brasileiros. Foi a primeira grande evolução do modelo clássico, destacando-se por ter duas portas, sendo que o freezer fica posicionado na parte superior do eletrodoméstico. É um exemplar mais acessível, fácil de ser encontrado e que tem tecnologias de congelamento e degelo (como cycle defrost e frost free), o que facilita bastante na hora de higienizar o freezer.
Uma das vantagens da geladeira duplex é o seu preço, justamente por ela ser um modelo muito comum e presente em todas as lojas de eletrodomésticos. Além do valor mais em conta, esse modelo também se destaca pelo baixo consumo de energia, proporcionando economia também na hora de pagar a conta de luz.
Porém, é preciso ter em mente que o design da geladeira não é muito prático para o dia a dia. Isso porque os alimentos que são mais utilizados acabam ficando na parte inferior da geladeira, sendo necessário se abaixar sempre que for preciso pegar algo.
No geral, a geladeira duplex acaba sendo uma ótima pedida para famílias com filhos pequenos ou casais sem filhos, além de quem mora sozinho. O fato de serem menores também é um diferencial, já que não é preciso ter uma geladeira muito espaçosa, aproveitando melhor o espaço da cozinha.
Geladeira inverse
Por sua vez, a geladeira inverse é uma novidade que tem ganhado mais espaço e admiração dos consumidores nos últimos anos. Criada para proporcionar mais conforto ao usuário, ela é, como seu nome sugere, uma inversão da geladeira duplex convencional: aqui, o freezer fica na parte inferior, enquanto a geladeira em si fica na parte de cima.
Isso acaba proporcionando mais comodidade no dia a dia, já que não é preciso se abaixar constantemente para pegar o que é necessário, uma vez que o freezer é menos utilizado. Esses modelos também apresentam boa divisão interna, facilitando ainda mais o acesso aos alimentos.
Contudo, é preciso destacar que se trata de um modelo mais caro, de modo que acaba não sendo uma opção possível para quem está com o orçamento mais apertado. Ela também acaba dando mais despesa, uma vez que seu consumo de energia é levemente superior ao do modelo duplex. Outro ponto é a ausência de modelos menores, de forma que é preciso se certificar de que há espaço disponível na sua cozinha antes de fazer a compra.
No geral, esse é um modelo mais indicado tanto para famílias quanto para casais com filhos, mas que costumam cozinhar com muita frequência. Assim, elas aproveitam melhor o espaço a mais que a geladeira oferece e desfrutam da facilidade de ter acesso aos alimentos. A geladeira inverse também é uma boa pedida para pessoas mais velhas, diminuindo a necessidade de se abaixar ao manuseá-la.
Deixe um comentário