A sessão decisiva na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) para a eleição da mesa diretora foi marcada por um forte clima de tensão e protagonizada por uma confusão envolvendo os deputados estaduais Roberto Costa e Francisco Nagib. O episódio aconteceu durante uma reunião no gabinete da presidente Iracema Vale, que conseguiu ser reeleita após dois empates seguidos contra Othelino Neto.

Segundo informações do Colunaço do Pêta, do Jornal O Imparcial, Roberto Costa, visivelmente alterado, teria proferido palavras de baixo calão contra Francisco Nagib e outros deputados considerados traidores. Segundo o relato, Nagib, que é filho do prefeito eleito de Codó, Chiquinho FC (PT), deixou o gabinete chorando copiosamente. Do lado de fora, o deputado codoense afirmou ter sido humilhado por Roberto Costa, alegando que o parlamentar “meteu o dedo em sua cara” durante a confusão.

Francisco Nagib, que já começa a ganhar fama nos bastidores da política maranhense por episódios de traição, foi novamente alvo de críticas após a confusão. O comportamento do deputado tem sido amplamente discutido, tanto por suas ações quanto pelo impacto que elas podem ter na construção de alianças dentro e fora do Legislativo.

A sessão também foi marcada por mudanças inesperadas de votos, que resultaram em dois empates consecutivos no placar de 21 a 21. Iracema Vale só conseguiu vencer Othelino por ser mais velha, como determina o Regimento Interno da ALEMA.