O deputado estadual Francisco Nagib (PSB) alertou, durante a sessão plenária desta quina-feira,16, na Assembleia Legislativa, problemas na educação municipal do município de Timbiras.

A Polícia Federal está investigando fraude em licitação de recurso do Fundeb, que é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação. Na semana passada, a PF instaurou uma operação, chamada WO, para investigar denúncias feitas pelo Ministério Público de Contas do Estado do Maranhão, que apontou irregularidades em dois pregões presenciais realizados pela Prefeitura, em 2020, para contratação de empresa para fornecimento de material de informática e limpeza. Segundo a PF, a empresa alvo da investigação apontou documentos fora do prazo, omitiu documentos obrigatórios, falsificou assinatura e simulou cotação de preço em uma sessão pública que teria sido realizada no dia 12 de outubro, feriado nacional. Eu quero compartilhar esse absurdo que está acontecendo na cidade de Timbiras”, disse, na tribuna, Francisco Nagib.

O parlamentar, afirmou que recebeu muitas ligações da cidade de Timbiras de pessoas reclamando de problemas na educação municipal. “O mais grave de tudo é que a educação da cidade de Timbiras vai de mal a pior, segundo denúncias que chegam até mim. Falta infraestrutura para os alunos terem condições de assistem aula; há escolas de taipa; sem ventilador, imagine com ar-condicionado, isso seria um sonho. Falta merenda escolar regularmente, ou seja, não tem merenda todos os dias, principalmente, nas escolas da zona rural. Essas informações que recebi mostram também a falta de compromisso do gestor público com relação ao piso salarial dos professores. A prova disso é que a categoria entrou na Justiça para tentar receber o seu piso salarial atualizado do piso de 2018”, denunciou o parlamentar.

Nagib aproveitou e prestou solidariedade a todas as famílias de Timbiras, colocando-se à disposição para ajudar no que for necessário para que os estudantes tenham ensino de qualidade nas escolas. “Muitas vezes, os professores não têm condições de ter o material didático, o material básico. Enquanto isso, há suspeita de desvios de materiais de informática, que poderiam ser utilizados melhorar a qualidade do ensino de nosso município de Timbiras. A todos os timbirenses, a minha solidariedade, e me coloco sempre à disposição dos irmãos para trabalharmos juntos”, afirmou Francisco Nagib.