O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou nesta sexta-feira (16) que o secretário-executivo adjunto da pasta será Diego Galdino. O cargo é o terceiro em importância do ministério.

Diego Galdino foi chefe da Casa Civil do estado do Maranhão em 2021. Antes, também no governo do estado, foi:

  • secretário-adjunto de Cultura
  • secretário de Cultura e Turismo
  • secretário de Meio Ambiente

O número 2 da pasta (secretário-executivo) já havia sido anunciado por Dino. Vai ser Ricardo Capelli.

  • Secretaria Nacional do Consumidor

Dino também anunciou nesta sexta que o ex-deputado Wadih Damous vai ser o secretário nacional do consumidor.

Advogado, Damous foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio de Janeiro. Além disso, presidiu a Comissão da Verdade do estado.

  • Pronasci

Para o comando do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o futuro ministro anunciou a advogada Tamires Sampaio.

Ela já foi secretária-adjunta de Segurança Cidadã em Diadema (SP). Além disso, é pesquisadora na área de segurança pública, política criminal e racismo estrutural e atua na Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN).

  • Combate ao racismo e refugiados

A presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) será a advogada Sheila de Carvalho. Ela também será assessora especial do ministro para o combate ao racismo.

Ligada ao movimento negro, Sheila foi diretora de Incidência política do Instituto de Referência Negra Peregum. É professora de pós-graduação em direitos humanos.

Com informações do G1 Maranhão