As lojas de material de construção de Codó estão sem estoque das lentes com filtro nº 14, usada em capacetes de soldador e que são recomendadas para assistir ao eclipse solar anular, um belíssimo espetáculo astronômico natural que poderá ser observado neste sábado (14) no Brasil.
O Marco Silva Notícias realizou uma pesquisa nas principais lojas de material de construção de Codó e descobriu que todas estão com os estoques zerados.
Os vendedores explicaram que a procura pelo produto cresceu na semana passada após reportagens dos meios de comunicação com as recomendações sobre a utilização das lentes com filtro nº 14 para assistir o eclipse solar.
O que é um eclipse?
O fenômeno que ocorrerá é chamado de anular. Isso porque, mesmo nas cidades que forem contempladas pela visão plena do evento, o Sol ainda permanecerá minimamente visível na forma de um anel ao redor da sombra da Lua.
Já os eclipses lunares não serão tão marcantes este ano, pelo menos para o Brasil.
Tecnicamente, o eclipse lunar parcial de outubro, por exemplo, passará por algumas cidades do litoral nordestino localizadas mais ao extremo leste da porção continental do país (além das Ilhas de Fernando de Noronha, Atol das Rocas e São Pedro e São Paulo).
Cuidado com os olhos para ver o eclipse
A observação do eclipse solar requer muito cuidado. É importante ressaltar que a observação direta do Sol ou com o uso de artefatos não especializados podem causar danos irreversíveis para visão e até, em casos extremos, cegueira.
NÃO devem ser utilizadas placas de Raio X, filmes fotográficos, vidros esfumaçados, reflexos em bacias com água e outros artefatos para a observação do Sol.
Deixe um comentário