O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, passou dois dias em São Paulo (SP) participando do “Professores em Pauta: 1º Encontro imersivo de Secretários Estaduais de Educação”, promovido pelo Instituto Península. O evento teve início domingo (7) e prolongou-se até esta terça-feira (9), visando a construção e o avanço de políticas públicas para a Educação brasileira visando, principalmente, melhorias e valorização dos professores das redes municipais e estaduais de ensino.

“A convite do Instituto Península passei 2 dias em um encontro imersivo, acompanhado de outros secretários de educação do Brasil, debatendo e aprendendo muito sobre políticas públicas voltadas a valorização dos professores. Ouvimos muitos especialistas e pesquisadores, que sabem da importância da valorização dos nossos profissionais. E essa valorização é para além da oferta de uma remuneração atrativa. Volto para o Maranhão com uma bagagem riquíssima, que trabalharei com a equipe da educação, em benefício da rede pública estadual do Maranhão e de seus educadores”, destacou Felipe Camarão.

O evento contou com palestras ministradas por importantes especialistas como Ben Ross Schneider, professor internacional de Ciências Políticas e diretor do Programa MIT Chile do Massachusetts Institute of Technology.

A agenda incluiu, também, Ana Maria Diniz, fundadora e conselheira do Instituto Península; Claudia Costin, Presidente do Instituto Singularidades, Fundadora e Diretora do FGV CEIPE e professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard; Fernando Abrucio, professor e pesquisador da Fundação Getulio Vargas; e Barbara Born, Doutora em Educação pela Universidade de Stanford e Diretora de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Instituto Singularidades.

Painéis

O primeiro dia do “Professores em Pauta” teve início com o painel “Políticas educacionais e o papel dos professores”, e contou com a participação de Ben Schneider, Claudia Costin e Fernando Abrucio, referências em pautas educacionais. Junto aos secretários de Educação dos estados brasileiros, os palestrantes promoveram um debate sobre como acontecem e quais são as características das reformas educacionais de sucesso.

Ensinar é um ato complexo e abarca múltiplos objetivos, por isso, é tão importante pensar em uma formação inicial que aproxime o futuro professor da escola e da rede escolar. Esse foi um dos assuntos centrais do “Professores Em Pauta”, durante o painel “A importância do conhecimento pedagógico do conteúdo”, conduzido por Bárbara Born, diretora de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Instituto Singularidades, e Alexsandro Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC.

O segundo dia do Professores em Pauta iniciou com um painel que abordou as condições de trabalho dos professores como determinantes para a qualidade do ensino. Sob o tema “As condições de trabalho como determinantes da qualidade: remuneração e jornada”, esse momento foi conduzido pela pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, Gabriela Moriconi, que também teve a participação de Maurício Holanda, secretário de Articulação do Ministério da Educação, e Caetano Siqueira, coordenador de Políticas Docentes do Movimento Profissão Docente.

Alguns pontos destacados e que caminham lado a lado com a qualidade do ensino, por meio das condições oferecidas aos docentes, foram a necessidade de estratégias de engajamento com a comunidade escolar, a dedicação do professor a uma escola, a jornada de trabalho, o reconhecimento profissional, o fortalecimento da figura do professor na comunidade escolar e a infraestrutura necessária para o exercício da profissão com efetividade.