Caiu como uma bomba em Codó a informação de que o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) condenou e tornou inelegível o prefeito Francisco Nagib (PDT) e o médico Dr. Zé Francisco (PT). A notícia foi destaque nos principais meios de comunicação do Maranhão. No entanto, foi simplesmente ignorada pela FCTV. O canal de televisão virou piada na Internet após a estranha atitude diante de um assunto de tamanha importância para a comunidade codoense.
O Fala Codó, único programa jornalístico da emissora, não fez nenhuma menção a decisão do TRE-MA durante a edição da última sexta-feira (20).
Nas redes sociais, uma imagem de um esqueleto sentado em uma poltrona foi usada em alusão ao telespectador da FCTV, que teria ficado nessa situação após esperar por muito tempo o canal divulgar a condenação de Francisco Nagib e Dr. Zé Francisco.
Apesar de comum, esse tipo de atitude dos meios de comunicação fere o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros e é totalmente reprovável pelos manuais de rádio e TV de todo o planeta.
É importante destacar que a FCTV pertence à família do próprio prefeito de Codó.
A condenação
O prefeito de Codó, Francisco Nagib (PDT), e o médico Dr. Zé Francisco (PT) foram condenados e declarados inelegíveis por oito anos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). Os dois são acusados de compra de votos e abuso de poder econômico.
A punição de Francisco Nagib e Zé Francisco é referente as eleições de 2012. Na época, o atual prefeito de Codó era filiado ao PR e disputou sua primeira eleição ao lado do médico codoense, então aliado de campanha.
A dupla já havia sido condenada em primeiro grau. Eles recorreram ao TRE, que decidiu por unanimidade manter a decisão inicial, 7 votos a 0.
A decisão do TER-MA foi tomada após o pai de Francisco Nagib, o empresário Francisco Carlos de Oliveira, prometer pagar um 14º salário aos empregados da FC Oliveira.
Sempre assim, o Geruan nunca falou do roubo das cargas no KM17 de seu bina.