Francisco Carlos de Oliveira, pai do prefeito Francisco Nagib, falou publicamente pela primeira vez sobre a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) que condenou e tornou inelegível seu filho pelo período de oito anos. O empresário confessou que fez a promessa que motivou a condenação, mas disse acreditar que a situação de Nagib será revertida.

“Todos vocês sabem que o Nagib tem um processo de uma campanha passada que eu prometi lá dentro do auditório, eu quero que vocês saibam porque desse problema, lá dentro do auditório de FC Oliveira, eu disse se o Nagib fosse eleito naquela eleição que ele perdeu. Eu disse dentro do auditório que se o Francisco Nagib fosse eleito eu daria para todos os funcionários de FC Oliveira o 14º salário, eu ia dá, da empresa. Isso foi o que causou a cassação do Nagib. Mas quem prometeu foi eu, não foi o Nagib. Nagib nem tava presente. Então é uma cassação que ela tem motivo para reverter”, revelou o empresário.

https://youtu.be/U11K8pG4VuA

A condenação

O prefeito de Codó, Francisco Nagib (PDT), e o médico Dr. Zé Francisco (PT) foram condenados e declarados inelegíveis por oito anos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). Os dois são acusados de compra de votos e abuso de poder econômico.

A punição de Francisco Nagib e Zé Francisco é referente as eleições de 2012. Na época, o atual prefeito de Codó era filiado ao PR e disputou sua primeira eleição ao lado do médico codoense, então aliado de campanha.

A dupla já havia sido condenada em primeiro grau. Eles recorreram ao TRE, que decidiu por unanimidade manter a decisão inicial, 7 votos a 0.

A decisão do TER-MA foi tomada após o pai de Francisco Nagib, o empresário Francisco Carlos de Oliveira, prometer pagar um 14º salário aos empregados da FC Oliveira.