Rafaela Oliveira Nascimento, de 17 anos, permanece em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral Municipal (HGM) de Codó, lutando contra a Síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) e a necrólise epidérmica tóxica (NET), doenças raras que causam queimaduras internas e externas em seu corpo. Com 73% de sua pele afetada e sofrendo com dores intensas, Rafaela está entubada e enfrenta um quadro crítico.
Apesar de a família ter conseguido um leito em um hospital especializado em São Luís, os médicos alertaram que a jovem não suportaria a viagem de ambulância devido à gravidade de seu estado de saúde. Por isso, os familiares estão fazendo um apelo urgente por um transporte aéreo, que permitiria uma transferência segura e rápida para a capital.
A situação de Rafaela exige cuidados médicos avançados, que não estão disponíveis no HGM de Codó. Sem a transferência imediata, o risco de novas complicações é alto, especialmente após ela já ter sofrido uma parada cardíaca recente.
Jarciara Oliveira Nascimento da Silva, irmã de Rafaela, reforça o pedido de ajuda às autoridades e à sociedade civil para viabilizar o transporte aéreo necessário. A família teme pela vida da jovem e luta contra o tempo para garantir o tratamento adequado.
Quem puder contribuir com a causa pode entrar em contato com Jarciara pelo WhatsApp (99) 98441-1425 ou se dirigir à residência da família na Rua 15 de Novembro, bairro Santo Antônio, em Codó.
Quem sofre dessa gravíssima enfermidade não resiste ao translado de ambulância para São Luís,
onde a diligente direção do HGM já conseguiu vaga em hospital especializado para a jovem paciente . O translado precisa ser feito de avião para que a jovem não corra risco de vida.
O Chiquinho FC é o único político que tem avião em Codó. Por que ele não empresta para salvar uma vida??? Chiquinho não empresta o avião dele porque ele é ruim de coração e não tem a menor empatia pelo próximo. Mas se fosse para transportar senador ou qualquer político do seu interesse, aí o Chiquinho emprestaria seu avião. Ou seja, está claro que os interesses do Chiquinho FC estão acima de uma vida. E a vida da jovem conterrânea está em risco a depender de um translado aéreo.
Ê uma doença rara. Nada nesse mundo é superior a uma vida, seja de gente simples ou importante.
Mas parece que alguns políticos veem diferença, o que é mais grave que a doença, pois a diferença mata. O deputado Nagib tem duas aeronaves e poderia agilizar o translado. Mas se não o faz é porque despreza a vida de gente simples e privilegia a vida da de gente importante, para as quais costuma emprestar seus aviões.
A paciente em estado grave é gente simples, mas a vida dela é tão importante quanto a de um deputado ou senador. Portanto, ela também merece ser salva, porque há risco de óbito no translado terrestre. Não é luxo, é necessário.