O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou nesta segunda-feira ( 8) todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato.
Com a decisão, o ex-presidente Lula recupera os direitos políticos e volta a ser elegível.
Ao decidir sobre pedido de habeas corpus da defesa de Lula em novembro do ano passado, Fachin declarou a incompetência da Justiça Federal do Paraná nos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e das doações ao Instituto Lula. Segundo o ministro, a 13ª Vara Federal de Curitiba não era o “juiz natural” dos casos.
A decisão de Fachin tem caráter processual. O ministro não analisou o mérito das condenações.
“Embora a questão da competência já tenha sido suscitada indiretamente, é a primeira vez que o argumento reúne condições processuais de ser examinado, diante do aprofundamento e aperfeiçoamento da matéria pelo Supremo Tribunal Federal“, diz o texto da nota.
Agora, os processos serão analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal, à qual caberá dizer se os atos realizados nos três processos podem ou não ser validados e reaproveitados.
“Com a decisão, foram declaradas nulas todas as decisões proferidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba e determinada a remessa dos respectivos autos para à Seção Judiciária do Distrito Federal”, diz texto de nota à imprensa do gabinete do ministro.
A decisão atinge o recebimento de denúncias e ações penais.
Com informações do G1
Viva a republiqueta do brasil. Podemos roubar, só podemos falar mal dos nossos iluminados JUIZES SUPREMA CORTE.
Se falar mal corre o risco de ser preso, não esqueça!
Apenas para relembrar, dos 11 atuais “sinistros”, 7 foram indicados pelo PT, dentre eles Edson Fachin.
Viva o país dos bananas!
Veja como é o judiciario deste pais. Mantém uma pessoa presa durante mais de um ano para depois dizer que o juiz que a julgou não tinha competência para julgá-la . O judiciário brinca com a vida das pessoas e ninguem responde por isso. Mas isso está parecendo uma decisão, não para reparar um dano, mas para livrar a cara do Sergio Moro e da juiza Carme Lucia, ambos pegos pelas mensagens vazadas, conhecida como vaza-jato. Eles se autodefendem. Lembra a frase do procurador dalagnol: ahhh, uhhh, o Fachin é nosso.
graças a deus, lula de novo até ano que vem.
SE NÃO BASTASSE O COVID 19 QUE ESTÁ ACABANDO COM O BRASIL, TEMOS MAIS UMA DESGRACA QUE ASSALTOU OS COFRES DO PAIS, SOLTO PELO STF. ELE NÃO DEIXARÁ NUNCA DE SER O MAIOR LADRÃO DA NOSSA HISTORIA.
Muito bem se o Lula e inocente e aquela apartamento não tem dono, vou lá morar nele e reinvindicar pra mim.
Ps: não falem mal do STF eles mandam prender perpetuamente. só eles podem
No dia que o povo clamar que por um governante será o fim do mundo mesmo, Lula não ira ser o salvador, está mais pro Barrabás.
Epigrafos vc é uma besta ambulante.
O POVO AGRADECE MINISTRO FRAQUINHO.