O vereador Iltamar da Saúde, do Partido Rede Sustentabilidade, é suspeito de ‘furar fila’ da vacina contra a Covid-19 em Codó (MA). O próprio parlamentar de 52 anos revelou ao Blog do Marco Silva ter recebido duas doses de um imunizante por ser ‘profissional da saúde’.
A informação de que teria recebido duas doses de uma vacina contra a Covid-19 foi feita através de um áudio de WhatsApp enviado às 12h10 desta terça-feira (30) para o jornalista Marco Silva. O vereador fez a revelação ao questionar a matéria publicada minutos antes sobre sua infecção pelo novo coronavírus, confirmada pouco tempo depois de participar de um evento com aglomeração na Câmara de Codó.
“(…) inclusive eu já tomei até duas doses de vacina por ser profissional de saúde. Mas aí quem não me conhece ver essa matéria tá até dizendo assim que eu participei da reunião porque quis, quase que… Não é bem assim não essa matéria aí. Inclusive eu até tomei duas doses de vacina porque eu sou profissional de saúde. Entendeu?”, explicou Iltamar Muniz.
Após a revelação, o vereador se recusou a responder nossas perguntas sobre o cargo que supostamente ocupa como profissional da saúde.
Regional de Saúde
A justificativa de que foi vacinado contra o novo coronavírus por ser ‘profissional da saúde’ pode não ser verdadeira. Iltamar da Saúde é um dos servidores da antiga Superintendência de Campanha de Saúde Pública (Sucam). Atualmente, o vereador supostamente presta serviços na Regional da Saúde.
Procurada na tarde desta quarta-feira (31), a nova Gestora Regional de Saúde de Codó, Maria Paz, não soube explicar qual cargo é ocupado por Iltamar da Saúde na unidade e os motivos do vereador já ter sido vacinado contra a Covid-19. Ela disse apenas que o parlamentar não foi imunizado em sua gestão e que está afastado do trabalho por conta de um decreto estadual que suspende as atividades dos servidores que sejam portadores de comorbidades.
Secretaria de saúde
Por quase dois dias também tentamos obter respostas do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Mário Braga, que por várias vezes prometeu enviar informações sobre o cargo é ocupado pelo vereador que o habilitou a ser vacinado. No entanto, nenhum esclarecimento foi enviado até o fechamento desta matéria.
“Mas vc pode ter certeza que terás a informação….doe em quem doer…vc me conhece….nós não pactuamos com coisa errada”, garantiu Mário Braga ontem às 13h33.
Como não obtivemos resposta, decidimos procurar a diretora do Departamento da Vigilância de Epidemiologia, Janille Neres, que se recusou a enviar as informações solicitadas.
“Boa tarde. Os dados da vacinação são sigilosos, isto é, estas informações são apenas repassadas ao ministério público. Inclusive, este órgão ciente de tudo!”, respondeu.
Ministério Público
Questionado sobre o assunto, o Ministério Público informou que denúncias sobre os ‘fura-filas’ da vacinação estão sendo investigadas pela 1º Promotoria de Justiça da Comarca de Codó.
“Já existe um procedimento aberto apurando esse assunto na 1º Promotoria de Justiça de Codó. Estão sendo investigadas todas as denúncias desse assunto enviadas ao Ministério Público”, disse.
Grupos prioritários
O Brasil aplicou mais de 17 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, até esta quarta-feira (31). Nesta largada, o programa tem como grupos prioritários profissionais de saúde, idosos e populações tradicionais.
A orientação do Programa Nacional de Imunização é foco nos profissionais que atuam na linha de frente contra a Covid-19, com alto nível de exposição ao vírus.
Estaríamos diante de um caso de infecção, mesmo após vacinado?
Sobre a denúncia de “fura fila”, o ideal é aguardar e conferir a resposta do MPMA.
Deus salve Codó e o povo codoense, pois os agentes políticos estão cada vez mais execráveis.
Uma corja, que faz uso do cargo público para obter dividendos próprios. Vereador em Codó só serve para assinar projetos de lei que favocem ao interesse de prefeito inescrupuloso, em troca de alguns cargos de contratos para os cabos eleitorais. Um verdadeiro toma lá dá cá…! VERGONHA!
OUTRA PERGUNTA: O VEREADOR ILTAMAR TRABALHAR EM QUAL SETOR DA SAÚDE?
Já presenciamos recentemente, em Codó, vereador passar anos e anos recebendo salário de assistente administrativo, tendo inclusive gratificação altíssima, no entanto não trabalhou um dia durante este período.
Celso,
Parabéns pelo seu comentário.
O povo codoense precisa entender que ele é o maior fiscal dos agentes políticos.
Alguém questionou o aumento de vagas na Câmara? Alguém questionou o aumento de quase 25% no subsídios dos vereadores? Alguém questionou um PJ receber 10 mil reais por mês pela Câmara?
O legislativo codoense é, até o momento, o maior problema no cenário político local.
Sempre digo, menos “pão e circo”, mais responsabilidade social.
Esse Graciliano é o santo..kkkkkkk…… Esse cara é cheio de problemas, mas prefere se meter nos dos outro.
Vai cuidar da tua vida chato!!!
Sim, isso não é impossível como foi esclarecido pelas fabricantesdas vacinas é possível pegar sim, porém o infectado vai sentir os sintomas de forma leve e sem necessidades de ser hospitalizado apenas realizar o tratamento em casa.
É MUITA INCOMPETENCIA REUNIDA NUM GOVERNO. NINGUEM SABE DE NADA. MARIA PAZ NA SAUDE. ESTA FAMILIA DE OPORTUNISTAS VIVE DE DINHEIRO PUBLICO. CONO VEREADORA FOI UMA NEGAÇÃO. MEU DEUS O QUE ESTÁ ACONTECENDO PARA A POPULAÇÃO SER TÃO CASTIGADA. ATÉ NA DISTRIBUICAO DE PEIXE QUE VEM DE ARARI ELES SE PERDERAM. O NEGOCIO É JEJUAR.
É a diretora NÃO SEI.
O cara é subordinado e pode estar sem trabalhar por comorbidade. Qual ? Então pode ir para Câmara Municipal é ?
Se ele for cassado será muito bom para a 1 suplente que é a diretora NÃO SEI.
Agora vamos ver se os vereadores vão proteger.
Ainda q fosse profissional de saúde, acredito q todos até agora só tomaram a primeira dose, pq esse bonito já tomou as duas? Marcos Silva pode procurar que nesse angú tem muito caroço.
Mesmo que ele não seja profissional da saúde, ele é do grupo de risco (Diabético). Entra no grupo de pacientes com comorbidades
Alguém tem notícias do Pedro Besta???
Depois que o nosso Secretário de Obras adoeceu, fruto dessas reuniões idiotas e “sem pé e sem cabeça” realizadas pelo Pedro Besta, filho do prefeito, ele sumiu.
Zé Francisco deu um sumiço no malandro.
Bom dia isso e de se esperar dai pra frente esse vereador não faz nada pela população ai e chamado de Itamar da saúde onde mesmo ….se esconde da população mesmo sendo de risco tem todo direito de esperar sua vezes muitos tmb que foram tomar e de risco muito idosos e assim mesmo esperou porq ele não só por que não faz nada e ganha dinheiro fácil ….
Cadê a vacinação de Codó? Timbiras tá vacinando e Codó não. O blog tem que cobrar da Prefeitura e informar a população.
Sim, isso não é impossível como foi esclarecido pelas fabricantesdas vacinas é possível pegar sim, porém o infectado vai sentir os sintomas de forma leve e sem necessidades de ser hospitalizado apenas realizar o tratamento em casa.
[…] Por blog do Marco Silva […]
Pelo que eu tenho visto pessoas com comorbidade podem sim se vacinar, o intervalo de uma dose para outra é de 15 a 30 dias se ele tiver tomado a Coronavac, tanto é que varias pessoas ja tomaram a segunda dose, tanta coisa mais interessante para voce publicar e se preocupar, porfavor
Digo é uma coisa, nos estamos é lascado. Kkkk
Deveria ser assim, quando um edil ser eleito, se for servidor público ou privado, deveria se afastar do seu cargo, sem remuneração, aí eu queria vê nego pensar duas vezes antes de se candidatar e também responder expediente 48 horas semanais.