A ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT), foi reeleita para o cargo de presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco dos Brics. A confirmação foi feita por ela neste domingo (23), durante um evento do bloco econômico em Pequim.

Foto: ERNANI OGATA/ESTADÃO CONTEÚDO

Dilma assumiu a presidência do NDB em março de 2023, com mandato previsto até julho deste ano. No entanto, sua reeleição, aprovada por unanimidade pelo conselho do banco, garantiu a continuidade de sua gestão. “Fui reeleita. Eles indicaram e o ‘board’ aprovou por unanimidade”, afirmou, sem detalhar a duração do novo mandato.

A ex-presidente destacou os avanços alcançados sob sua liderança, especialmente na retomada da capacidade de financiamento do banco. “O NDB ficou 16 meses sem tomar empréstimos. Agora, estamos bem”, afirmou. Desde sua posse, a instituição tem desempenhado um papel estratégico na ampliação da cooperação entre Brasil e China, fortalecida após a visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil em novembro do ano passado.

Durante o evento, Dilma também comentou sobre sua recente internação na China, onde foi diagnosticada com neurite vestibular, uma inflamação no nervo do ouvido que afeta o equilíbrio.

“É um vírus parecido com o da gripe, mas ele te derruba”, explicou. “Não há muito o que fazer, apenas esperar ele passar”, acrescentou. Apesar do problema de saúde, Dilma garantiu estar completamente recuperada.