O Ministério Público Estadual do Maranhão (MP-MA) ingressou nesta segunda-feira (14) com uma Ação Civil Pública contra o ex-prefeito de Codó, José Rolim Filho, mais conhecido como Zito Rolim, e os ex-secretários de governo e finanças do município, Ricardo Araújo Torres e Ataliba Lima Santana. A ação, de nº 0810036-73.2024.8.10.0034, também envolve a empresa F & F Produções e Eventos, anteriormente chamada Vieira e Bezerra LTDA, que teria sido favorecida irregularmente em um processo licitatório em 2011.
Segundo a denúncia apresentada pelo MP, o caso remonta à gestão de Zito como prefeito, quando a empresa foi contratada para prestar serviços de organização de eventos e sonorização na cidade. De acordo com a investigação, a licitação foi conduzida de forma a beneficiar diretamente a F & F Produções, com o aval dos ex-secretários Ricardo Araújo e Ataliba Lima.
O ponto central da ação é a constatação de um pagamento de aproximadamente R$ 1,2 milhão a mais do que o valor inicialmente previsto no contrato firmado com a empresa. Esse montante, segundo o Ministério Público, já está corrigido monetariamente e foi considerado como desvio de recursos públicos. A denúncia alega que essa diferença foi resultado de manobras administrativas que violaram os princípios da legalidade e da transparência, caracterizando ato de improbidade administrativa.
Diante das irregularidades apontadas, o MP pede à Justiça a condenação dos réus com a devolução integral dos valores desviados aos cofres públicos. Além disso, os envolvidos podem enfrentar sanções severas, como a suspensão dos direitos políticos por até 12 anos, o que os tornaria inelegíveis para cargos públicos durante esse período, além de outras penalidades previstas na legislação de combate à improbidade administrativa.
O caso ainda está sob análise judicial, e os réus terão a oportunidade de apresentar suas defesas no decorrer do processo. O Ministério Público, por sua vez, busca responsabilizar os gestores e a empresa pelo que considera um grave desvio de recursos destinados à cidade de Codó, afetando diretamente a administração pública e a população do município.
Clique aqui e confira o documento na íntegra
Com informações do Codó Acontece
Imaginem quando o Zé Mentira começa a ser denunciado pelo MP
O radialista Genivaldo Cobra tem toda razão quando escancara que Zito, Nagib, e Chiquinho são ladrões. Essa quantia aí é fichinha. Zito só tinha uma quitanda, e foi só passar a mão no dinheiro público para Dr repente virar grande fazendeiro. Mas o pior mesmo está por vir. O Chiquinho vai roubar muito mais do que roubou no governo do Nagib. Com Chiquinho na prefeitura o Codó vai mergulhar nas trevas da corrupção e da perseguição. Chiquinho é escória muito pior que Zito.
VERDADE que ódio você tem nesse coração…não reclama é só votar no 45….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Thiago Silva, não ter ódio para vc é calar diante do assalto aos cofres públicos. Corrupção braba a partir de janeiro com Chiquinho e sua trupe. E você é da mesma igualha, e deve receber uma boquinha pra ficar de boca fechada kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Se passar aquele pente próprio para catar piolho, ele vai parar na papuda.
Não tem buraco tem cratera.
É só a justiça ir atrás que achará com facilidade.
Não podem deixar de conversar com a esposa do fotógrafo que fala nos 4 cantos do Codó: tô rico,, tô rico, tô rico.
Mataram em governos anteriores e foram pras redes sociais esculhambar com o adversário.
– DITADOS IMPORTANTES:
AS PEDRAS SE ENCONTRAM
– NAO FECHEMOS AS PORTAS
– DESTA AGUA NAO BEBEREI DESTE PÃO NAO COMEREI
Embora sabendo que o Senhor Francisco Carlos de Oliveira não seja vingativo, torna-se necessário que não aceite em suas hostes pessoas qud demonstraram na campanha que não são confiáveis e desrespeitosas e que tentarem se reaproximar não é, com certeza por amizade de e sim por querer continuar a enriquecer cada vez mais como aconteceu com vários asseclas do Zezé.
São muitos porém, tem uns que extrapolaram na sua ignorância e desespero na campanha política principalmente alguns reízes, fotógrafo ( soube que já houve uma tentativa). Umas Araujas, etc etc etc
Depois continuo.
Para encerrar, um recado para uns donos de blogs: querem guerra ? terão. Os acompanharei de perto na na vida atual como vida pregressa. Ah…… vida pregressa, muita coisa que a população já sabe porém não os detalhes.
Aguardem, olhem para os seus muros dia e noite.
Onde tem mataram é mamaram
O senhor Francisco Carlos de Oliveira é periculoso e vingativo sim senhor, seu Pedro. E se for revirar vida pregressa, aí vai cheirar muito mal, porque a podridão é grande.
Principalmente a podridão do chiqueiro que é tua casa.
Foram mal orientados pelo comandante da campanha.
Mentem pra si próprio que fizeram uma excelente administração , no entanto ao invés de mostrarem nos meios de comunicação as obra$ que tanto anunciaram, prenderam-se o tempo todo em atacar o empresário, seu futuro prefeito através do DEPUTADO Francisco Nagib, grande tática política e deu no que deu.
Não tenho partido, não preciso de política mas de longe e agora com minha ida para votação 13, verifiquei que nada foi feito no Codó, e pelo que vi a sua administração foi pior que a de Zé Inácio e que a do Nagib foi muito melhor que este rapaz aí.
Vê-se que vão continuar atacando mas os blogs de vocês são tão insignifucantes que em nada vão afetar a administração do teu futuro prefeito.
É só esperar.
Espero que publiquem tudo que ele fizer.
Enganam-se os que pensam que estes 28 mil votos foram dele.Segjndo a rádio peão ali teve milhares de contratos irregulares, teve SAAE/ PIX, teve ameaças para funcionários que não comparecesse nas passeata, teve agiotagem, teve , teve teve etc.
Vou ser bonzinho, vou lhe dar 5.099, 99 votos dos 28.
Um abraço e volto a qualquer .omentk sempre que receber informações da radio peão. Em outubro de 203w conversaremos mais.
Sinto muito pelo seu sofrimento.
Poter Podre do Buchão, chiqueiro sempre foi o teu cérebro de jumento.
Se o governo de Nagib foi bom, porque o PDT vetou a candidatura dele à reeleição?? Vetou porque a rejeição alta o inviabilizava. E rejeição, se o jumento buchudão não sabe, tem origem em má gestão, da qual tu fizeste parte. A podridão já começa pela não prestação de contas da verba federal para a educação infantil, o que motivou a condenação de Nagib pelo TCU e o deixou inelegível até 2032.
A podridão se estende pela pista do aeroporto que por uma boa propina tu estregaste o documento que estava colecionada entre papéis do seu pai na casa dele. E continua a podridão na cabeceira da pista onde Nagib ganhou o terreno de propina e construiu o prédio que alugou por 100 mil reais por mês para o supermercado Mateus. Poderia estender a pista, porque a lista de podridão é grande.
E tu és mesmo a podridão do esgoto que foi o governo Nagib e o que irá se instalar. Peter, tu és um bosta rala.