A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), prendeu nesta sexta-feira Marcos Patrício da Silva Souza, de 22 anos, ex-goleiro do Flamengo-PI, sob suspeita de envolvimento em crimes de estelionato pela internet. Segundo o delegado Humberto Mácola, mais de 50 boletins de ocorrência foram registrados contra o suspeito, e os golpes aplicados por ele teriam gerado um prejuízo total de quase R$ 70 mil.

“Ele abordava as vítimas em um site de vendas e as direcionava para uma plataforma que alegava ser mais segura. Durante esse processo, enviava um boleto falso por e-mail para que as vítimas realizassem o pagamento. Em alguns casos, além do valor do produto, as vítimas também pagavam taxas adicionais. Ele conseguia uma ampla variedade de produtos, como joias, celulares, televisores, notebooks e cordões. Além disso, prometia que a taxa adicional seria reembolsada no momento da entrega,” explicou o delegado Humberto Mácola.

As investigações continuam para identificar possíveis cúmplices. A Polícia acredita que os crimes foram cometidos ao longo dos últimos dois anos.

A equipe do ge.globo identificou que Marcos Patrício teve passagem por três clubes piauienses em categorias amadoras: Liga Teresina, Krac e Flamengo-PI. Sua primeira atuação foi registrada em 2018, com o último vínculo em 2022, quando participou da campanha do Flamengo-PI no Campeonato Piauiense sub-20.

Como goleiro titular, Marcos disputou os dois primeiros jogos do Flamengo-PI na competição: uma derrota por 1 a 0 para o Tiradentes-PI, na terceira rodada, e um empate em 1 a 1 com o Piauí, na quinta rodada.

A Polícia Civil emitiu uma nota de alerta, recomendando que os consumidores verifiquem cuidadosamente as condições de compra e venda antes de realizar transações em plataformas online. Além disso, a orientação é para que confirmem os pagamentos diretamente em suas contas bancárias, evitando confiar apenas em mensagens ou e-mails.