Quarenta e duas batalhas marcaram o primeiro dia de competições oficiais do Torneio Juvenil de Robótica – etapa estadual – que acontece em Codó. Na tarde deste primeiro dia, as equipes entraram na arena para competir no Cabo de Guerra e no Sumô, modalidades do Nível 2 e 3, respectivamente.

A equipe de robótica de São Mateus foi a campeã na prova do cabo de guerra, Nível 2. No Nível três do Cabo de Guerra, a equipe de Pindaré ficou em primeiro lugar, seguida de Bacabeira e Timon. Nesse mesmo nível, mas no Sumô, a equipe do Iema Rio Anil ficou com o primeiro lugar. A cerimônia de abertura do evento reuniu competidores, professores e autoridades políticas.

O vice-prefeito de Codó e secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e Inovação, Ricardo Araújo, participou da mesa. A estudante Ana Alice Silva Salazar, também compôs a mesa. Alice ocupou o cargo de secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e Inovação – ‘Secretária por um dia’ – como parte do Projeto Geração e do Movimento Meninas Ocupam da PLAN International, unidade Codó.

O reitor do Iema, Jhonatan Almada, foi representado pela coordenadora de Educação Científica do Instituto, Ana Paula de Araújo. Por meio de mensagem Almada desejou as boas-vindas aos participantes da TJR, aos professores e ao público em geral e disse que podem contar com o Iema para fortalecer mais ainda a educação, ciência e tecnologia em Codó. “Quero agradecer à prefeitura e à secretaria de Educação por terem aceito esse desafio de sediar o Torneio Juvenil de Robótica, do qual o Iema é a instituição organizadora. O Iema hoje tem uma das melhores equipes de robótica do mundo. Somos referência no Brasil e compartilhamos aprendizado com todos. Recém-chegada da Coreia do Sul, nossa equipe campeã realizou outra proeza: traremos a copa mundial de robôs para o Brasil em 2021. Pela primeira vez esse evento sairá da Ásia e virá para o nosso continente. Será no Brasil, no Maranhão, mais propriamente em São Luís. Robótica é uma marca do Iema: Foco, dedicação e equipe nos trouxeram até aqui”. O torneio se estende até sexta-feira, dia 27.

Para amanhã, dia 27, estão previstas provas como ‘Rodada Vagem ao Centro da Terra’, ‘Resgate no Plano’ e ‘Resgate de Alto Risco’. “Estou gostando muito do evento, é fantástico. Na nossa escola não tem robótica, mas sei que ela ajuda bastante na aprendizagem e que a gente poderia estar aprendendo muito mais”, lamentou a estudante Ana Beatriz, de 13 nos, da Escola Estevam Ângelo de Sousa.

O Torneio Juvenil de Robótica, etapa estadual, é uma realização do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Iema. Tem como parceiros a Prefeitura Municipal de Codó e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e Inovação. No total, 85 equipes de 22 municípios se inscreveram. Elas participam de seis modalidades de provas. A previsão é de que cerca de 200 provas sejam realizadas até o final do torneio. O evento classifica para etapa nacional que vai acontecer em novembro, em São Paulo.

Ascom