Estudantes codoenses que vão partipar dos Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s 2022), que começa neste sábado (30) em São Luís, serão enviados pela Prefeitura de Codó em um dos ônibus apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) há cerca de doze dias em Caxias.
De acordo com os próprios estudantes, o ônibus disponibilizado pelo governo de Zé Francisco não possui ar-condicionado, bagageiro e nem mesmo cintos de segurança.
“São 46 pessoas para ir pro Jem’s nesse primeiro bloco. O ônibus nesse horário com essa temperatura, sem ar-condicionado, será pior que um forno. Sem bagageiro, vai amontoar alunos e malas. Mas não sei se cabe esses alunos e suas malas”, explicou um dos alunos.
Os estudantes fazem parte de quatro equipes que vão participar das modalidades coletivas do Jem’s 2022. Eles estão neste momento tentando organizar suas bagagens no corredor do ônibus (imagem acima).
Ônibus irregular
O mesmo veículo que está sendo enviado para São Luís com os estudantes codoenses foi apreendido pela PRF no último dia 17 quando estava a caminho de Caxias, onde participaram da etapa regional dos Jogos Escolares Maranhenses. Os policiais constataram diversas irregularidades, como documentação irregular, falta de extintor e cintos de segurança, pneus sem condições de uso e excesso de passageiros.
Marco Silva, se o ônibus já foi liberado pela PRF, é óbvio que todas as pendências foram sanadas. Portanto, o ônibus está regular para fazer a viagem.
Você desconhece as regras de trânsito, o ônibus pode até está regular em documentação mas infringe o CTB:
Não apenas pelo risco de autuação, mas, sabe-se que tais objetos podem se tornar literalmente armas em caso de colisão ou capotamento. Assim, a orientação é acondicionar a carga e bagagem em local apropriado.
Resolução nº 349/10, do Contran, a infração do art. 248 ocorrerá, no que tange o transporte de carga no veículo de passageiros, quando o condutor transportar carga em desacordo com os limites de comprimento, largura e altura, sobre o teto. Ou, ainda, na traseira do veículo quando do transporte de bicicletas.
O governo Zé Francisco samba na cara do povo, com uma licitação milhonaria para transportes ainda submetem crianças a essa situação deplorável.