Reescrever é o ato de alterar um artigo de várias maneiras para melhorá-lo. Na escrita de conteúdo, a reescrita é frequentemente empregada para edição ou reaproveitamento. A edição é o processo de eliminar erros de um texto para melhorar sua qualidade. Reaproveitamento é o ato de reutilizar conteúdo antigo e reformatá-lo para atender às preferências de um público diferente.

Ambos os processos são importantes para o sucesso do conteúdo. É por isso que os redatores de conteúdo brasileiros precisam ser adeptos da reescrita se quiserem garantir que seu público-alvo se envolva com seu conteúdo de maneira desejável.

Neste artigo, ensinaremos três maneiras de abordar a reescrita para torná-la bem-sucedida.

Métodos de reescrita eficiente para redatores de conteúdo

Reescrever o conteúdo só é possível se você entendê-lo completamente. Portanto, antes de começar, certifique-se de ler o que deseja reescrever e compreender completamente suas nuances. Dito isso, vamos ver como você pode usar a reescrita de maneira eficaz.

1. Altere o título/título com reescrita
Se você é um escritor brasileiro que deseja reaproveitar algum conteúdo antigo, um bom lugar para começar é o título e os cabeçalhos. Reescrevê-los pode ajudá-lo a ver o tópico do conteúdo de uma perspectiva diferente.

Por exemplo, veja este título:

“Desbloqueando o Potencial: Navegando no Caminho para o Sucesso em um Mundo Dinâmico”

Este título parece um guia de carreira onde ensina as pessoas como viver com sucesso em um mundo em constante mudança. Se reescrevermos:

“Abraçando a mudança: traçando um caminho para o sucesso em um cenário em constante evolução”

Recebemos um novo título. Embora sejam essencialmente os mesmos, o segundo título parece mais um guia para aceitar a “mudança” sem deixar que ela o domine. Portanto, embora o título seja o mesmo, o foco parece mudado. O primeiro título parece ser mais voltado para os negócios, enquanto o segundo parece ser um guia de estilo de vida e bem-estar mental.

Este é um ótimo exemplo de como reescrever um título para redirecionar o conteúdo para um público diferente.

2. Reescrever parágrafos específicos inteiramente
Esta dica é especificamente para edição e não para reaproveitamento. Ao revisar seu conteúdo, você pode perceber que algumas partes não fluem muito bem. Eles parecem abruptos e saltam entre vários subtópicos de forma inconsistente.

Esse tipo de artigo é ruim para o leitor porque é:

⦁ Não está claro
⦁ Confuso
⦁ Falha em defender seu ponto de vista

Esse conteúdo não consegue prender a atenção do leitor. Para evitar isso, você pode reescrever texto para torná-lo melhor. Reescrever uma passagem inteira geralmente é melhor porque pode resolver todos os problemas de uma só vez.

Aqui estão algumas coisas que você deve observar ao reescrever um texto.

⦁ Frases divagantes / contínuas
⦁ Argumentos ou pontos incompletos
⦁ Texto gramaticalmente incorreto

Se você encontrar qualquer combinação desses erros em uma passagem, simplesmente reescreva-a inteiramente. Uma abordagem fácil é reescrever o texto com uma ferramenta como um reescritor online. Essa ferramenta pode reescreva e resolver todos os problemas listados.

3. Reescreva partes menores de conteúdo relacionado em uma parte grande

Um método de reaproveitar conteúdo antigo é combinar vários artigos menores em uma postagem abrangente. Este método só funciona se você tiver muitos artigos sobre o mesmo assunto. Na verdade, esta é uma técnica popular entre os redatores de conteúdo brasileiros. Depois de terem um número considerável de postagens sobre um tópico, eles compilam tudo e o transformam em um e-book.

Um bom exemplo disso é Marcos Lemos, do blog Ferramentas, que também publicou e-books.
Então, como você pode reescrever o conteúdo menor em uma peça consolidada maior? Bem, há algumas coisas a considerar.

⦁ A formatação
⦁ Repetição de informações
⦁ Dados/informações desatualizados

Um blog tem uma formatação diferente de um e-book, portanto, você precisará reescrever o conteúdo para se adequar ao novo formato. Como todo o conteúdo que você está consolidando está relacionado a um tema principal, haverá alguma repetição de informações. Você precisa remover essas informações redundantes durante a reescrita. Por fim, certifique-se de que todas as informações desatualizadas foram atualizadas com os dados mais recentes.

Conclusão

Então, aí está, três estratégias viáveis para reescrever conteúdo. Com essas três estratégias, os redatores de conteúdo brasileiros podem melhorar e reutilizar seu conteúdo sem problemas.