Pesquisa Escutec/O Estado traz cenários da disputa política na cidade de Codó. Se as eleições fossem hoje, o prefeito Francisco Nagib (PDT) seria reeleito com cerca de 40%. O Instituto entrevistou 400 pessoas no município os dias 4 e 6 de julho. Seis cenários foram apresentados no levantamento, que foi registrado na Justiça Eleitoral com o número MA 08718/2020. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de segurança é de 90%.
Aos eleitores de Codó foi perguntado em qual candidato eles votariam nas eleições de 2020 sem que fossem apresentados nomes. No cenário espontâneo, Francisco Nagib aparece com 20%. Ele é seguido por Zito Rolim com 7%, Ricardo Archer com 6% e dr. Zé Francisco com 2%. Este é o mesmo percentual de Pedro Belo e Camilo Figueiredo. Chiquinho do SAAE obteve 1% das opiniões dos entrevistados. Não responderam ou não sabem somou 60%.
Outros cinco cenários foram apresentados aos convidados na pesquisa Escutec/O Estado. No primeiro, Nagib venceria as eleições com 34% dos votos. Ele é seguido por dr. Zé Francisco que aparece com 23% e Ricardo Archer com 13%. Camilo Figueiredo vem com 10%. Pedro Belo 6% e Chiquinho do SAAE 4%. Nenhum dos candidatos foi a opção de 7% dos entrevistados e não sabe ou não respondeu, 4%.
No cenário com quatro candidatos, Francisco Nagib também aparece em primeiro. O pedetista obteve no levantamento 36%. Vem em seguida Ricardo Archer com 15%, Zé Francisco 13% e Camilo Figueiredo com 12%. Nenhum dos candidatos somou 8% e não sabe ou não respondeu, 5%.
Outro cenário possível da disputa em Codó foi apresentado ao eleitor. Desta vez com três candidatos. Neste, Francisco Nagib também venceria as eleições com 38% dos votos. Em segundo aparece Zé Francisco 25% e Ricardo Archer com 16%. Nenhum deles foi a opção de 14% dos ouvidos e não sabem ou não respondeu somou 7%.
Francisco Nagib aparece liderando também com 39% dos votos dos eleitores no cenário em que ele disputa com Zé Francisco (26%) e Camilo Figueiredo (14%). Neste levantamento, 13% disseram que não votam em nenhum dos candidatos e 8% não sabem ou não responderam.
Cenário de rejeição
A pesquisa traz ainda o cenário de rejeição. Neste, Nagib aparece com 26%, seguido por Chiquinho do SAAE com 22%, Camilo Figueiredo com 16% e Ricardo Archer com 8%. Pedro Belo aparece com 6% e Zé Francisco 5%, mesmo percentual de quem optou por nenhum dos candidatos, e 12% disseram não saber ou não responderam. O percentual de rejeição do pedetista em Codó é semelhante ao que ele tinha em 2016, quando disputou a Prefeitura.
Votos validos
Considerando somente os votos válidos (quando são retirados os indecisos e brancos e nulos), nos quatro cenários estimulados, o atual prefeito de Codó chega a ter 49% da opinião dos entrevistados.
No cenário com seis nomes na disputa eleitoral no município, Francisco Nagib fica com 38%, seguido por Zé Francisco com 26% e Ricardo Archer com 17%. Camilo Figueiredo com 11%. Chiquinho do SAAE aparece com 4% e Pedro Belo, 7%.
Já no cenário com quatro nomes na disputa, Nagib aparece com 41% dos votos validos. Em segundo fica dr. Zé Francisco 29%, seguido por Archer com 17% e Camilo Figueiredo com 14%. Com três nomes na disputa, o atual prefeito de Codó seria reeleito com 48% dos votos válidos. Em seguida aparece Zé Francisco com 32% e Ricardo Archer, 20%.
Comparação
Em janeiro deste ano, o Instituto Escutec trouxe pesquisa na disputa eleitoral na cidade de Codó. Nos cenários estimulados, Francisco Nagib apareceu com 28% da opinião dos entrevistados. Zé Francisco ficou em segundo com 20% dos votos e Ricardo Archer, 12%. Outros nomes postos na disputa na época obtiveram 8% (Camilo Figueiredo), 4% (Chiquinho do Saae e Pedro Belo, cada), 3% (César Pires), 2% (Rodrigo Figueiredo) e 1% (Marcelo Coelho e Expedido Carneiro).
De janeiro para julho, Francisco Nagib foi o pré-candidato que mais cresceu entre os nomes postos para concorrer à Prefeitura de Codó. O pedetista aumentou 10% das intenções de voto pelos dois levantamentos da Escutec/O Estado.
Com informações do Jornal O Estado do Maranhão
Não sou candidato, não sou filiado a partido, sou eleitor codoense, mas acima de tudo, TENHO RESPONSABILIDADE COM CODÓ!
Vamos aos fatos:
Chiquinho do SAAE e Pedro Belo são cartas fora do baralho;
Ricardo Archer é raposa velha, segue a cartilha da velha política, ou seja, mais um tirano sedento pelas tetas da prefeitura;
Os piores na minha opinião:
Biné Figueiredo está pendente com a Justiça Eleitoral, por isso jogou Camilo na luta, mas esse tem alto índice de rejeição da população, sendo eleito somente por causa do seu pai.
Para os mais novos e esquecidos, Camilo já foi acusado de pedófilo, e a família Figueiredo foi acusada de trabalho escravo. Vejam as matérias abaixo:
https://www.sinait.org.br/mobile/default/noticia-view?id=10633%2Fna-midianoticias-sobre-trabalho-escravo-no-maranhao
https://www.conjur.com.br/2003-dez-01/deputado_nao_depor_cpi_exploracao_sexual
Vocês querem pessoas assim no comando da nossa cidade? EU NÃO!
Zito Rolim, foi o maior comprador de votos que já existiu… Quem não lembra da Prefeitura cheia de servidores ociosos, ou seja, a Prefeitura serviu de compra de votos. Também foi acusado de trabalho escravo.
https://reporterbrasil.org.br/2009/12/prefeito-e-reincidente-sao-envolvidos-em-casos-de-escravidao/
Francisco Nagib, na minha opinião, é pior do que Biné, pois é um jovem mas utiliza a cartilha da velha política. Recentemente foi acusado por desvio de verbas da Saúde, e notificado por abuso de poder político.
http://www.mpf.mp.br/ma/sala-de-imprensa/noticias-ma/mpf-pede-apuracao-de-abuso-de-poder-politico-no-municipio-de-codo-ma
José Francisco, um médico local e sem experiência política, pulador de galhos podres e pé frio.
Não esqueçam que, Nagib e Zé Francisco por um período ficaram inelegíveis, mas a culpa foi do Nagib que prometeu 14* salário para os colaboradores da FC Oliveira em troca de votos. Zito também foi julgado inelegível, mas foi revogada a decisão.
A eleição de 2012 foi sinistra…
http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2013/04/tre-anula-cassacao-do-prefeito-do-municipio-de-codo.html
Resumindo, de todos os candidatos o “menos pior” seria o Zé Francisco, mas ainda não mostrou para que veio, não tem independência política e não transfere confiança aos eleitores.
Codó vive uma triste realidade na área política, pois temos candidatos com pouca representatividade e muitos interesses na máquina pública.
Mas podemos mudar essa realidade!
Graciliano então vota na tua mãe, ela com certeza deve ser uma santa.
Codo vibe hoje uma verdeira política
Vive uma bagunça geral na politica