Estudantes do Colégio Militar Tiradentes I e do Centro de Ensino General Artur Carvalho foram destaques no VII Campeonato Brasileiro Escolar de Voleibol 2022, realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e Federação do Desporto Escolar do Paraná, em Foz do Iguaçu. A competição foi realizada entre os dias 24 de abril e 1º de maio e as equipes maranhenses demonstraram bom desempenho em um universo de mais 800 estudantes atletas de todo o país.
As equipes começaram a competir divididas em chaves e conforme a competição avançava eram distribuídas em séries, sendo elas Ouro, Prata, Bronze e Cobre, de acordo com a pontuação que cada equipe alcançava durante os jogos. As meninas do vôlei do Colégio Militar conquistaram a medalha de ouro, na série Cobre da competição, enquanto o vôlei masculino do Artur Carvalho ficou com a terceira colocação, na série Bronze.
“O Campeonato Brasileiro Escolar de Voleibol foi uma experiência incrível para nós atletas. Foi uma semana de muito aprendizado, conquistamos uma vitória para o nosso estado e aprendemos como o esporte é importante, tanto individual como coletivamente. Aprimoramos as nossas qualidades e aprendemos a trabalhar mais em equipe”, destacou a estudante de 17 anos do Colégio Militar Tiradentes I, Stephany Amaral Jardim.
A capitã da equipe de voleibol do Colégio Militar, Luciana Gabrielle, 16 anos, dedicou a vitória a todos que estiveram envolvidos na conquista do campeonato. “Eu agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade de representar o Maranhão em uma competição nacional. Agradeço o nosso treinador, Paulo Fernando, todo o corpo docente e a Federação Maranhense de Voleibol pelo apoio incondicional. Finalizo, agradecendo as minhas companheiras de equipe pela conquista”, declarou.
O Colégio Militar Tiradentes I tem como gestores o tenente coronel QOPM, Pedro Augusto Lima Brandão, diretor geral; o major QOPM Jorge Ricardo Alves Bezerra, diretor adjunto; e a professora Yêda Sá Malta, diretora Pedagógica.
O major Jorge Ricardo Alves Bezerra exaltou a conquista das estudantes na competição nacional de vôlei. “A escola vem fomentando, ao longo de sua existência, a participação de nossos alunos nas diversas modalidades aqui oferecidas, que ajudaram nessa conquista. A prática esportiva melhora o cognitivo do aluno, fortalece a interação com os demais estudantes, estimula o espírito de liderança e o trabalho em equipe, além de ser o diferencial para que eles possam atingir todo o seu potencial”, comentou.
CE Artur Carvalho
Os estudantes do CE Artur Carvalho também obtiveram uma grande vitória, com a conquista da terceira colocação, na série Bronze, no Campeonato Brasileiro Escolar de Voleibol 2022. O estudante Rychardson Serra contou que a competição serviu para melhorar o seu desempenho no esporte e ressaltou que a viagem a Foz do Iguaçu foi uma experiência única.
“Eu evoluí muito participando desse campeonato, porque assistindo aos jogos percebi que algumas equipes utilizavam táticas diferentes de outros grupos e com isso posso aperfeiçoar a minha forma de jogar e melhorar o meu desempenho no esporte. A viagem também foi incrível para mim, porque foi a primeira vez que viajei para fora do meu estado, para jogar um campeonato. Estou muito feliz”, disse.
“O que mais me chamou a atenção nessa competição foram os níveis técnicos das equipes e também porque eu nunca havia jogado uma competição com tantas pessoas reunidas. Esse campeonato proporcionou um grande aprendizado para a minha vida e para o meu futuro como atleta”, discorreu o estudante Luiz Filipe.
O gestor escolar e técnico da equipe de vôlei do CE Artur Carvalho, Telésforo Sousa, falou sobre a importância do campeonato para os estudantes da escola. “A importância maior, além de fortalecer o voleibol, é acreditar que uma escola pública também pode representar bem o estado, nas competições esportivas nacionais”, pontuou.
Deixe um comentário