Ao longo do tempo, as brincadeiras antigas proporcionam muitos benefícios, tanto no desenvolvimento físico, quanto na linguagem, raciocínio, percepção, memória e pensamento, ou seja, no desenvolvimento intelectual das pessoas. A realidade de hoje é bem diferente, as crianças já não dão tanta atenção para elas, o resgate dessas brincadeiras é muito importante, não só por dar mais opções de atividades de lazer, mas porque elas têm muito a ensinar e a contribuir para o crescimento saudável das crianças.

Nessa perspectiva que no último dia 11 de outubro de 2019, a U.I.M. Senador Alexandre Costa realizou no Sitio do Arnouldo no Bairro Santo Antonio, mais uma ação educativa organizada pelas professoras de Matemática Iolanda da Silva Luz e de História Joana Batista de Souza com o apoio das Gestoras e demais Professores da Escola, como forma de proporcionar o conhecimento, reflexão e a conscientização sobre os saberes estabelecidos no cotidiano dos estudantes da escola e as brincadeiras fazem parte da formação social dos sujeitos. Nas últimas décadas essa realidade sofreu algumas alterações drásticas. Os brinquedos simples cederam espaço para as inovações tecnológicas, e as brincadeiras antigas transformaram-se em jogos de videogame, smartphones, jogos on-line, tablets e outros.

Essa experiência pedagógica faz parte da articulação interdisciplinar entre as áreas de História e Matemática, possibilita o desenvolvimento das potencialidades no espaço escolar envolvendo ambas as áreas na construção do pensamento crítico de estudantes de Codó – MA, principalmente dos estudantes da Escola Alexandre Costa.

Aprender História e Matemática brincando é significativo à medida que a Matemática é uma ciência que nos traz muitos benefícios no decorrer de nossas vidas, como calcular a área, o espaço, as medidas, altura e dimensões do espaço e a História é construída a partir das nossas experiências do passado e do presente e nesse intermédio a escola tem a função de trabalhar com os alunos o conhecimento socialmente produzido, a partir das suas experiências cotidianas.

Para Santos (1994), “a brincadeira é a ação que a criança desempenha ao concretizar regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica. Logo, é o lúdico em ação”. O lúdico tem um papel especial e de grande relevância, pois, dá possibilidade ao educador de tornar a aula mais dinâmica e prazerosa, além de se tornar um instrumento facilitador na aprendizagem e no desenvolvimento físico, criativo, cognitivo, social e afetivo do aluno e a construção de conhecimento de maneira significativa. Ainda sobre a brincadeira Vygotsky (1998) vê o ato de brincar como “uma necessidade que a criança possui. É a necessidade de se envolver com algo, criar e exercitar a sua imaginação”. Ao brincar a criança transfere o seu cotidiano para a brincadeira transfere o seu cotidiano para a brincadeira, buscando entender o seu meio em que está inserida.

Portanto, as brincadeiras antigas proporcionam inúmeros benefícios, tanto no desenvolvimento físico, quanto na linguagem, raciocínio, percepção, memória e pensamento, ou seja, no desenvolvimento intelectual.

Segundo as Professoras Iolanda Luz e Joana Batista, essas metodologias pedagógicas oferecem aos estudantes da Escola Alexandre Costa condições de ações transformadoras, que permitam uma visão crítica a partir dos saberes da comunidade com o saber escolar para ampliarem o olhar deles diante da realidade em que vivem.

Afirmam ainda que, trabalhamos e pensamos a escola como uma instituição responsável por promover situações para o crescimento cultural, intelectual, emocional, e social dos estudantes podendo ainda oferecer oportunidades de reflexão e aprofundamento do conhecimento partindo do contexto sócio-cultural, histórico e ambiental.

Assessoria de comunicação