Após o episódio envolvendo a norma que ampliava o controle da Receita Federal sobre transações via PIX — posteriormente revogada — e o grande engajamento gerado por postagens da oposição, o Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu investir no aprimoramento das estratégias digitais de seus parlamentares e dirigentes.

Na próxima semana, a direção do partido realizará uma plenária virtual com o ministro da Comunicação Social, Sidônio Palmeira. O evento abordará temas como “estratégia de comunicação e enfrentamento a fake news” e será direcionado a deputados, senadores, coordenadores regionais de comunicação, vereadores e deputados estaduais.

Segundo o secretário de Comunicação do PT, Jilmar Tatto, o objetivo é alinhar as ações de comunicação de maneira coordenada:

“É uma forma de dar ordem unida, uma estratégia única de comunicação.”

Lições aprendidas com a oposição

Um membro do partido admitiu que o alcance das postagens do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), líder de engajamento no episódio, evidenciou a necessidade de fortalecer a presença digital dos integrantes da base governista.

A publicação de Nikolas sobre o tema ultrapassou 300 milhões de visualizações, consolidando-o como um dos políticos mais influentes nas redes sociais e fazendo-o superar o presidente Lula em número de seguidores no Instagram.

Mudança no comando da Secom

O publicitário Sidônio Palmeira tomou posse como ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) na última terça-feira (14), em cerimônia realizada no Palácio do Planalto. Ele substitui o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que esteve à frente da pasta por dois anos.

A Secom é responsável por formular e implementar a política de comunicação do governo federal, incluindo a gestão da publicidade oficial, o relacionamento com a imprensa e a divulgação de programas e ações do Executivo.

Sidônio, que foi o marqueteiro da campanha presidencial de 2022, assume com o desafio de aprimorar a comunicação do governo. Em dezembro, Lula já havia sinalizado a necessidade de ajustes na área, buscando aproximar a percepção popular dos resultados obtidos, como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a redução do desemprego.

Apesar de avanços econômicos, a aprovação do governo se mantém em torno de um terço da população, conforme apontam institutos de pesquisa, o que reforça a urgência de uma comunicação mais eficaz.