A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (25), uma operação que resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão contra empresas que comercializavam placas de veículos sem autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA).

A ação, coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), apura indícios de que algumas dessas empresas também estariam envolvidas na fabricação de placas falsas, utilizadas em veículos provenientes de crimes.

Durante a operação, batizada de “Placa Fria”, foram apreendidos diversos equipamentos, ferramentas e materiais utilizados para a fabricação irregular de placas, que estavam em desacordo com as normas estabelecidas pela legislação vigente.

Os proprietários das empresas foram intimados a comparecer à DRFV, onde serão interrogados como parte dos inquéritos policiais em andamento.

Caso sejam confirmadas as irregularidades, os investigados poderão responder por adulteração de sinal identificador de veículo, crime que prevê pena de 4 a 8 anos de reclusão, além de multa.

A operação “Placa Fria” contou com o apoio das equipes da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), do 14º Distrito Policial do Bequimão, do 3º Distrito Policial Radional, da Seccional Sul e da Delegacia Especial do Maiobão, todas vinculadas à Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC).