O jornalista Marco Silva comemorou nesta quarta-feira (24) duas importantes vitórias judiciais contra tentativas de censura por parte de aliados do empresário Chiquinho FC. As decisões, proferidas em instâncias diferentes, reforçam o direito à liberdade de expressão e à informação.
A primeira decisão foi da Desembargadora Substituta Rosaria de Fátima Almeida Duarte, que derrubou uma liminar concedida pela 12ª Vara Cível de São Luís. A liminar havia determinado a retirada de oito postagens do site do jornalista, que tratavam de denúncias de rachadinhas no gabinete do deputado estadual Francisco Nagib. A desembargadora destacou que o direito à informação deve prevalecer e considerou que não há ilegalidade nas matérias publicadas.
A segunda vitória judicial ocorreu em um processo movido pelo partido Solidariedade, presidido por Roberto Cobel, aliado próximo de Chiquinho FC. O partido solicitou a exclusão de uma matéria sobre a doação de um caminhão novo, adquirido pela Codevasf, para o Instituto FC, de propriedade do empresário Chiquinho FC. O Juiz Eleitoral Iran Kurban Filho indeferiu o pedido do partido, garantindo mais uma vez a manutenção da publicação.
Essas decisões judiciais representam uma importante reafirmação do compromisso da justiça com a liberdade de imprensa e o direito da sociedade de ser informada sobre assuntos de interesse público.
Esse tal de Chiquinho pensa mesmo que está acima da lei.
Se Nagib apelou na justiça para não publicar a rachadinha, é porque é verdade todo o escândalo que o jornalista Marco Silva postou em seu respeitado blog. Até o diretor da rádio FC Cícero de Sousa é pago com dinheiro público da rachadinha do Nagib.
Entraram na justiça também para esconder o caminhão e dois tratores comprados com dinheiro público da Codevasf. Nossa Senhora nos defenda desse Chiquinho maracutaia.
São esses ladrões do dinheiro público que
querem tomar de assalto o cofre da prefeitura.
Só se o povo codoense fosse louco para votar no Chiquinho, o pior e mais corrupto político de Codó.
O tal Chiquinho tá completamente equivocado pensando que ganha voto mandando diariamente o blogueiro Acélio Trindade esculhambar com os adversários. É por isso que o blog do Acélio perdeu credibilidade e hoje é o terceiro lugar, e o blog do Marco Silva é o primeiro lugar com 7 vezes mais acessos porque é imparcial e posta noticiário de interesse público. Já o blog do Acélio só posta as mentiras que Chiquinho e o Nagib querem, e por isso mesmo perdeu audiência e credibilidade.
E se a justiça deu ganho de causa para o jornalista Marco Silva, o direito de liberdade de informação prevaleceu.
Rapaz ! Tu e muito corajoso entrar em briga com um dos homens mais ricos do estado.
Maquiavel já dizia : ” Nunca, mas nunca mesmo fique contra o poder”.
Brigou e ganhou.
Que eu saiba, o poder constituído é o Judiciário.
Então o jornalista não ficou contra o poder, mas a favor do poder. E o poder julgou e lhe deu ganho de causa.
Ana, você parece que bebe.