A FC Reciclagem, empresa de propriedade do prefeito Chiquinho do PT, tem sido palco de uma alarmante sequência de acidentes de trabalho, incluindo casos fatais e mutilações graves. A maioria dos funcionários é residente no povoado Km-17, zona rural de Codó (MA).
Esse mês, Leandro Silva de Sousa, de 31 anos, sofreu um acidente enquanto operava uma máquina na FC Reciclagem. Após ser transferido para um hospital em São Luís sem o consentimento prévio da família, Leandro não resistiu aos ferimentos e faleceu no início dessa semana. Familiares acusam a empresa de negligência e falta de assistência adequada durante o ocorrido.

Meses antes, em agosto de 2024, outro trabalhador perdeu três dedos da mão em um grave acidente na mesma fábrica. Além desses casos, há relatos de incidentes frequentes em que funcionários sofrem cortes menores devido ao contato com lâminas das máquinas.

Diante da recorrência e gravidade dos acidentes na FC Reciclagem, surge a necessidade premente de questionar: quais medidas a empresa está adotando para garantir a segurança de seus funcionários e prevenir novas tragédias?
O pior é que a gente que trabalha aqui sabe que a ordem do empresário Chiquinho é para não fazer alarde para a imprensa dos constantes acidentes fatais de trabalho em sua empresa. Isso é crime e as autoridades não se manifestam. Nessa empresa falta equipamentos de proteção epis.
a questao e que nos trabalhores, que precisamos trabalhar, as vezes somos sujeitos a suportar diversas atitudes inclusive de omitir varios ocorridos, n so por medo da autoridade e sim pela necessidade do trabalho, pq sabemos q em codo ,a situacao n e nada bom, eu mesma tenho q esta saindo do seio familiar para viajar em buscas de melhoras, e quantas pessoas n podem sair ,pq precisam ficar cuidando de alguem proximo, e o remedio e lutar por uma vaga de emprego q n e nada facil para suprir suas necessidades e de sua familia, tendo em vista, pasar por momentos bons e ruins, isso quando vc conssegue uma vaga, pq eu mesma n tive a sorte tendo q sair de perto dos filhos ,,da mae, do pai, para poder correr atras do pao de cada dia, com isso vc q e trabalhador procure seu direito autoritario, n vizando prejudicar a empreza mas sim valorizando sua mao de obra e vc mesmo como ser humano, um precisa do outro nada funciona so, entao ambas as partes andando juntos o trabalho saira bem melhor, boa tarde