Agentes Jovens Ambientais de Caxias (MA) receberam 4 notebooks por terem ganho o Desafio Sustentável proposto a nível estadual pela Escola Ambiental. A entrega foi realizada na Sede do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no bairro Ponte. Para a equipe sair vencedora, foi produzido um vídeo com uma paródia (Hit Ecológico) e uma mensagem voltada à preservação do meio ambiente. Na ocasião, participaram da entrega: Lierbth Rodrigues, representante da SEGOV e da Escola Ambiental; Kátia Braga, coordenadora de Juventude de Caxias e Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Fizemos nossas inscrições no Desafio Sustentável e concorremos com uma paródia contra agentes de outros municípios do Maranhão. Nossa equipe representou os Agentes Jovens de Caxias. Produzimos um vídeo visitando alguns locais turísticos de Caxias, a Veneza e o Parque Ambiental, destacamos à preservação”, frisa Maisa Carla, Agente Jovem Ambiental.

“Tivemos a oportunidade de participar, nosso hit teve o apoio da sociedade caxiense. O vídeo apoia a sensibilização a respeito do meio ambiente. A ideia é criar esse hábito de preservação. A gente vêm mapeando e atuando de forma direta tentando gerar conscientização”, disse Pedro Oliveira, Agente Jovem Ambiental.

Em Caxias, os 45 Agentes Jovens Ambientais estão desenvolvendo suas ações em comunidades, conforme a atuação das Secretarias onde eles estão distribuídos. Eles recebem R$ 250 por mês enquanto desenvolvem as ações esperadas, visando a preservação do meio ambiente.

“Os AJAs de Caxias estão recebendo esses notebooks por terem participado de um desafio. Foram escolhidos dois hits no Estado, e o de Caxias foi selecionado, graças a mobilização nas redes sociais, pois a votação foi virtual. Hoje eles estão aqui para receber”, frisa Kátia Braga, coordenadora de Juventude de Caxias (MA).

“O Programa Agente Jovem Ambiental foi pensado para colaborar com a preservação ambiental no Estado. Ele atua em uma das frentes com a Escola Ambiental. Os agentes são contemplados com uma bolsa de ajuda de custo, eles recebem constantemente capacitações e palestras e desenvolvem ações voltadas para a preservação do Meio Ambiente”, lembra Lierbth Rodrigues, Representante da SEGOV e Escola Ambiental.