Nos últimos anos, o Brasil vivenciou uma progressão no debate público em torno das questões femininas. Temas como assédio, aborto, maternidade e carreira, vem sendo discutidos amplamente na sociedade e ganhando espaço no cenário político. A luta pelo direito das mulheres vem progredindo não só no Brasil, mas em todo o mundo. Alguns avanços já foram conquistados nas últimas décadas, como o direito ao voto e o direito de serem eleitas. Porém, no que tange a representatividade das mulheres na política, esse debate ainda se encontra muito distante do desejado.

https://youtu.be/ltqSQ_7lQE4

Muitas mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas. Isso acontece devido à exclusão histórica das mulheres na política e que reverbera, até hoje, no nosso cenário de baixa representatividade feminina no governo. Movida por esse sentimento de igualdade dos gêneros na participação politica de nosso País, Dra Ana Thamires chama atenção para a importância da participação da mulher nesse cenário.

“É importante a participação da mulher na política. Democracia é a participação política e representação social. Como podemos dizer que exercemos a democracia, se nós mulheres que somos 51% da população do eleitorado brasileiro, ocupamos menos de 2% dos 1.681 cargos políticos. Na nossa jornada muitas vezes tripla de trabalhadoras, mãe e dona de casa, a mulher lida de perto com todas as questões sociais brasileiras, e com sensibilidade e dedicação nós encontramos soluções para dar conta da vida. A presença das mulheres no espaço público tem quebrado preconceito e promovido mudanças nas relações domesticas e sociais; Hoje as mulheres representam metade do eleitorado brasileiro, entretanto, nós permanecemos minoria absoluta no parlamento, no executivo e no judiciário, por isso mais do que um direito garantir a presença da mulher na vida pública política, é um dever e um compromisso que a sociedade assume com o desenvolvimento social e com a melhoria das condições de vida”, ponderou Dra Ana Thamires, que acredita que por meio de uma política séria e voltada para a participação popular, pode se transformar a vida das pessoas.

Ascom.