Um cabo de alta tensão caiu, atingindo e matando dois adolescentes e uma criança de 5 anos, na noite desta sexta-feira (9), no Distrito Federal. O acidente aconteceu por volta das 20h40, durante uma forte chuva, na QNP 24 de Ceilândia, próximo ao terminal rodoviário do P Sul, e um carro também foi atingido.
As três vítimas eram da mesma família. Um morador do local, que é eletricista, tentou socorrer o adolescente de 14 anos, utilizando um pedaço de madeira para afastá-lo do fio, até a chegada do Corpo de Bombeiros (CBMDF).
Quando os militares chegaram no local, solicitaram que a Neoenergia desligasse a energia do cabeamento que havia caído, e iniciaram uma manobra de reanimação cardiopulmonar (RCP) no jovem. No entanto, após 50 minutos de RCP foi declarado o óbito do adolescente.
As outras duas vítimas, que sofreram choque elétrico, foram atendidas após o desligamento da energia. Segundo o CBMDF, a adolescente de 15 anos e a criança estavam inconscientes, sem sinais vitais e com ferimentos incompatíveis com a vida, sendo declaradas em óbito no local.
Um carro também foi atingido pelo fio de energia. De acordo com os bombeiros, o motorista chegou a sair do veículo para tentar socorrer os pedestres, mas acabou sendo atingido pelo choque.
Por não ter perdido a consciência, o homem conseguiu se afastar. Ele foi socorrido pelos bombeiros e transportado orientado e estável ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT) para avaliação médica.
Dentro do carro também estavam as filhas do motorista, que ficaram no veículo e foram orientadas a aguardar. Após o desligamento da energia, elas foram resgatadas pelos bombeiros e entregues a mãe.
De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, Mauro Coimbra, em casos como este o carro é um local protegido. “Quando há uma fiação caída no solo, o carro é um local em que você está protegido, porque ele tem os pneus que fazem o isolamento da energia que está naquela área. Numa situação como essa, a dica que nós damos é para ficar dentro do carro e aguardar a chegada do socorro”, explica.
Em nota, a Neoenergia Brasília lamentou o acidente. “A empresa está apurando as causas da ocorrência e auxiliando as autoridades competentes. Após ser comunicada do fato pelo Corpo de Bombeiros, a companhia enviou uma equipe técnica imediatamente ao local para proceder com as medidas emergenciais cabíveis. Prestamos nossa solidariedade e apoio às famílias das vítimas”, diz nota.
A Polícia Civil foi acionada e fez a perícia no local do acidente.
Com informações do G1
Deixe um comentário