A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) afastou Francisco Borba, diretor da Unidade Prisional de Bacabal, após ele ter sido preso em flagrante no fim de semana por dirigir sob efeito de álcool.

Francisco se envolveu em uma colisão com outro veículo em Bacabal, cidade localizada a 240 km de São Luís. Com o acidente, a Polícia Militar foi acionada e prendeu o diretor e um amigo que o acompanhava no carro.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram Francisco Borba usando um abadá de bloco carnavalesco e caminhando com dificuldade até a entrada da delegacia, aparentando estar embriagado e sendo amparado pelo amigo.

Segundo relato de um dos policiais militares que participou da ocorrência, o diretor resistiu à prisão, desacatou os agentes e chegou a agredir um dos PMs. “Houve desacato e agressão física à guarnição. Teve danos materiais e o amigo dele tentou intervir na prisão”, relatou o policial, que preferiu não se identificar.

Francisco Borba foi conduzido à delegacia, onde prestou depoimento. A Polícia Civil estipulou fiança no valor de R$ 3 mil, paga posteriormente. Com isso, ele foi liberado e responderá ao processo em liberdade.

Em nota oficial, a SEAP informou que Francisco estava à frente da direção da unidade prisional há cerca de um ano e que foi afastado do cargo até a conclusão das investigações. A Corregedoria da pasta instaurou procedimento para apurar a conduta do servidor.