Aprenda a variar o café de acordo com o tipo de preparo.
As formas de preparo influenciam bastante nos diferentes sabores do café. Isso significa que, com um mesmo ingrediente, conseguimos preparar e saborear várias versões da bebida.
Por exemplo, com uma cafeteira italiana, que usa a pressão para extrair o café, você pode aproveitar uma bebida encorpada e intensa. Já o café coado traz uma doçura mais acentuada, com sabor mais leve.
Hoje vamos falar dos principais tipos de preparo e como eles influenciam nos sabores do café. Então, leia até o final e confira.
Diferentes formas de preparo influenciam os sabores de café
A forma como preparamos o café impacta no gosto da bebida, além de outras características, como textura, cremosidade e grau de amargor, por exemplo. Conheça as formas mais populares de preparar o café.
Café coado
O café coado é uma das formas mais tradicionais de preparo e consiste em passar água quente pelo pó torrado e moído. Assim, a bebida pronta é coletada em um recipiente e pode ser adoçada ou consumida pura.
Esse é um tipo mais lento de preparo, que leva entre 2 e 4 minutos. Por isso, a extração dos compostos solúveis do café é mais completa, e o sabor fica mais equilibrado e suave.
Aliás, uma dica para que o café coado fique ainda mais gostoso é tomar cuidado com a temperatura da água, que deve ficar entre 60 e 90 graus.
Expresso
Por sua vez, o café expresso é feito com pressão. Portanto, o preparo requer uma máquina que aplica um jato de água quente de nove ou mais atmosferas sobre uma camada prensada de café moído.
Desse modo, o café sai mais rápido, em cerca de 30 segundos. O resultado é uma bebida encorpada, com mais acidez e cremosidade, semelhante ao sabor do café obtido em uma cafeteira italiana.
Prensa francesa
Para fazer café em uma prensa francesa, você usa grãos torrados inteiros ou com moagem grossa. Então, coloca os grãos na jarra da prensa e despeja água quente. Em seguida, coloca a tampa e o embolo na jarra, mas não pressiona ainda. Em vez disso, deixe o café em infusão por cerca de 4 minutos e, só então, aperte o embolo. Aí é só despejar o café em uma xícara e saborear a bebida superaromática e pura, uma vez que a prensa francesa não utiliza filtros, e isso preserva os sabores do café.
Aeropress
O aeropress usa um método que mistura infusão e pressão para preparar o café. Na prática, você adiciona o café moído fino na câmara do aeropress e despeja água por cima. Então, usa o agitador do utensílio para misturar bem, deixando em infusão entre 30 segundos e 1 minuto.
Por fim, passa a mistura por um filtro e coleta a bebida em um recipiente. Aliás, para garantir um sabor puro, o ideal é escaldar o filtro antes, ou seja, passar água quente pura por ele antes de passar a mistura de água e café.
Cafeteira italiana
A cafeteira italiana, também conhecida como Moka, usa pressão para extrair o sabor dos grãos de café torrados e moídos. Composta de três partes principais, a cafeteira italiana vai direto no fogão:
- no reservatório inferior, coloca-se a água;
- a parte do meio da cafeteira italiana conta com um filtro onde o café moído é colocado;
- ao ser aquecida no fogo do fogão, a água se transforma em vapor, que passa pelo pó e forma o café, que é coletado na parte superior da cafeteira.
A pressão e a alta temperatura da água extraem óleos e compostos aromáticos dos grãos. Assim, o café fica encorpado, forte e com um nível equilibrado de acidez e amargor.
Qual a melhor forma de preparo para evidenciar os sabores de café?
Todas essas formas de preparo são boas, e o que define a melhor opção é a preferência pessoal. Por exemplo, quem prefere um sabor suave e equilibrado, pode gostar mais do café coado.
Já para aqueles que gostam de uma explosão de sabor, intenso e robusto, o café espresso é uma boa pedida. Ou, ainda, para quem prefere um meio-termo, digamos assim, a cafeteira italiana, a prensa francesa ou o aeropress podem ser as melhores opções.
Gostou de saber como os diferentes modos de preparo influenciam nos sabores do café? Agora experimente todos eles e depois nos conte de qual gostou mais!
Deixe um comentário