Nesta quinta-feira (12), durante sua participação no programa “Bom dia, Ministra”, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância do Dia D, uma mobilização nacional para conscientizar a população sobre medidas de prevenção contra a dengue.

“Quero convidar todos a se somarem aos esforços. Os locais onde serão realizadas as atividades serão divulgados. Cada um pode fazer o ‘Dia D’ em sua comunidade, contando com o apoio dos nossos profissionais, agentes comunitários e agentes de endemias. Em 75% dos casos, os focos estão nas nossas casas ou no entorno delas. É uma chamada de atenção para todos”, afirmou a ministra.

No próximo sábado, 14 de dezembro, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, uniformizados e identificados, visitarão residências em todo o país. O objetivo é reforçar a importância de ações simples, mas essenciais, para conter a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa reúne esforços do Governo Federal, estados, municípios e a população.

No Maranhão

O Governo do Maranhão aderiu à campanha e realizará neste sábado (14) o Dia D estadual, com uma grande mobilização contra a dengue. As atividades serão realizadas no Centro de Ensino Dr. Geraldo Melo, no bairro Cohab Anil I, a partir das 8h30.

Com o slogan “Eu tô é tu perder para um mosquito!”, a campanha estadual busca incentivar a população a adotar medidas simples e eficazes para eliminar criadouros do Aedes aegypti. A orientação é dedicar apenas 10 minutos por semana para inspecionar possíveis focos do mosquito nas residências e no entorno.

Entre as principais ações recomendadas estão:

  • Eliminar recipientes que acumulam água, como pneus, garrafas e vasos de plantas;
  • Manter caixas d’água e reservatórios devidamente tampados;
  • Limpar calhas e lajes para evitar acúmulo de água;
  • Utilizar repelentes e roupas de mangas compridas, especialmente durante o dia, quando o mosquito é mais ativo;
  • Instalar telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos.

Casos em alerta

Dados do painel de monitoramento apontam que, em dezembro, o Maranhão registrou 10.070 casos prováveis de dengue e 4.093 casos confirmados. O estado também investiga nove óbitos relacionados à doença e já confirmou quatro mortes. Em relação à chikungunya, foram contabilizados 1.021 casos prováveis, com 15 óbitos em investigação e um confirmado.

A mobilização no Maranhão reflete o esforço coletivo para reduzir os índices alarmantes de doenças transmitidas pelo mosquito e proteger a saúde da população.