O deputado estadual Francisco Nagib, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), enviou uma carta pedindo sua desfiliação da legenda após um convite feito pelo partido a Yuri Corrêa para concorrer nas próximas eleições na cidade de Codó (MA).
Por meio de uma ‘carta aberta’ enviada ao PSB, o deputado reclamou da falta de prestígio que tem dentro do partido e explicou que seu pedido de desfiliação é motivado pela decisão da sigla em ignorar a pré-candidatura de seu pai, o empresário Chiquinho FC, e apoiar outro candidato a prefeito nas eleições de 2024. Leia a carta no final da matéria
A decisão de Nagib em deixar o PSB foi recebido com surpresa pela direção estadual do partido. O deputado foi eleito com mais de 53 mil votos nas últimas eleições e era considerado um dos principais nomes da sigla para a disputa eleitoral de 2026.
Resta saber se a desfiliação do deputado resultará em mudanças significativas no cenário eleitoral de Codó e como a saída de Nagib do partido influenciará as próximas eleições.
Confira na íntegra a carta enviada por Francisco Nagib ao PSB:
CARTA ABERTA
Fui surpreendido nesta quarta-feira,11, com uma notícia, não oficializada a mim que o PSB, partido que escolhi para dar continuidade à minha carreira política, teria ignorado a pretensa filiação do meu pai, Chiquinho FC, ao partido e teria escolhido outro nome para apoiar nas eleições municipais 2004 em Codó.
Caso tal notícia seja verdadeira, o que espero não ser, pois isto seria uma grande decepção para mim, além de uma grande demonstração de falta de respeito e consideração com um parlamentar estadual, eleito com. 53.125 votos, dos quais, mais de 20 mil só em Codó, o que me credencia como político atuante e de prestígio em minha cidade.
Não é de hoje a minha insatisfação com a falta de atenção do PSB a mim. Tenho procurado dar a devida atenção ao partido, mas não tenho recebido o mesmo tratamento.
Desta forma, me vejo no direito de pedir ao PSB autorização para tomar minha decisão partidária, sem danos ao meu mandato, que, acima de tudo, é do povo maranhense, que confia em meu trabalho, tanto que me elegeu para representá-lo na Assembleia Legislativa.
Pois é… tá vendo o teu prestígio e o do seu pai perante o partido. Esses votos que tu teve em Codó foram Zito, Biné e a rejeição que o atual prefeito tem hoje. Se tu tivesse sozinho não tiraria 7.000 votos. E seu Chiquinho, com todo o respeito, cuide de sua fábrica e deixe essa obsessão se ser prefeito pra não passar uma vergonha amarga. O povo de Codó não lhe quer como gestor. Pare de ir pela cabeça de Cícero de Sousa, Zé de Beto, Araújo Neto e Valdecir Calixto. Esses dois últimos apenas querem o seu dinheiro para a reeleição deles. Abra o olho.
Nagib acaba de pegar a primeira lapada oriunda do governo do Estado. O governador sabe que ele, seu pai e toda a família apoiaram abertamente Weverton Rocha. Te prepara Nagib, vem mis coisas. E esses teus votos em Codó foram Zito Rolim e Biné quem te deram. Ninguém gosta de você rapaz. Se atente pra isso. E seu Chiquinho, com todo o respeito, se entrar para prefeito vai passar por uma vergonha exacerbada. Araujo Neto e Valdecir Calixto só querem o seu dinheiro pra tentarem se reelegerem. Fica a dica.
Voltaram 20 anos ao passado. Nem uma simples carta conseguem fazer sem erro. É triste os representantes que temos
sai desse partido fuleragem, quem Yuri no jogo do bicho
Depois da manguaça política que o Chiquinho fez apoiando Weverton, esse Nagib ainda tem o cinismo de querer o apoio do PSB. É muita cara de pau! É muita falta de faro político!
Por aí se tira como Nagib tá longe de entender a dinâmica da política. E com essa assessoria política capenga dos ‘inteligentíssimos’ Araújo, Calixto, Leonel Filho e Cícero de Sousa , aí é que a vaca vai pro brejo e não volta mais.
Para o PSB, Nagib e o pai não fazem falta ao partido, pois sabe da rejeição de ambos. Assim como o povo codoense sabe, o PSB também sabe que os votos que Nagib teve em Codó foram transferidos por Zito e Biné; dois que não o apoiará mais nunca.
Estamos vendo que não é só o povo que rejeita Chiquinagib. A cúpula política do Maranhão também os rejeita.
O PDT cassou a reeleição de Nagib. E agora é o PSB que rejeita a candidatura do Chiquinho.
São tão bons, que os partidos nega legenda a eles.