Nesta quinta-feira, 14 de novembro, o deputado federal Márcio Jerry, presidente do PCdoB no Maranhão, celebra seu aniversário de 58 anos. Natural de Colinas, no interior do estado, Jerry começou sua militância política no movimento estudantil de sua cidade natal, antes de se mudar para São Luís, onde concluiu o ensino médio e cursou Comunicação Social na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Lá, atuou como presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), fortalecendo sua participação política.
Ao longo de sua trajetória, Jerry acumulou diversas funções públicas e atuou em diversas áreas, como a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, ao ocupar o cargo de Secretário Geral do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente entre 1993 e 1995. Ainda na UFMA, trabalhou como professor substituto no Departamento de Comunicação Social entre 1995 e 2000. Sua experiência como jornalista inclui o trabalho como servidor do IBGE e como assessor de comunicação em diferentes frentes do governo.
Entre os anos de 2001 e 2002, atuou como Secretário de Comunicação do município de Imperatriz, no governo de Jomar Fernandes, função que voltou a desempenhar em 2004, como titular da Secretaria de Governo e Projetos Estratégicos. Além disso, Márcio Jerry também esteve à frente da coordenação da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária entre 2003 e 2004, e colaborou com importantes lideranças políticas maranhenses, sendo chefe de gabinete da deputada federal Terezinha Fernandes (2003), secretário parlamentar no gabinete do deputado federal Flávio Dino (2007) e assessor parlamentar do deputado estadual Rubens Júnior (2011).
Apesar de ter disputado uma vaga na Assembleia Legislativa em 2006 pelo PT, não conseguiu a eleição. Em 2008 e 2010, foi coordenador das campanhas de Flávio Dino a prefeito de São Luís e governador do Maranhão, respectivamente. Em 2009, filiou-se ao PCdoB e, posteriormente, ocupou a presidência estadual do partido entre 2013 e 2018.
Ao longo da última década, Jerry também assumiu posições de destaque no setor de comunicação pública. Foi secretário de Comunicação do Município de São Luís na gestão de Edivaldo Holanda Júnior (2013-2014) e liderou a Secretaria de Estado de Comunicação Social e Assuntos Políticos (SECAP) no governo de Flávio Dino entre 2015 e 2018.
Em 2018, conquistou pela primeira vez uma cadeira na Câmara dos Deputados e foi reeleito em 2022, reforçando sua influência política no Maranhão. Entre 2021 e 2022, foi também secretário estadual das Cidades e Desenvolvimento Urbano.
Hoje, aos 58 anos, Márcio Jerry é uma das vozes ativas do PCdoB no Maranhão e continua atuando pela defesa dos direitos sociais, pela inclusão e pelo desenvolvimento do estado.
Deixe um comentário