O candidato Zé Francisco disse, no dia 09 de outubro, que Codó vai receber, a partir do ano que vem, mais de R$ 180 milhões em precatórios (aquele dinheiro do antigo FUNDEF) e garantiu dizendo “esse dinheiro, com certeza vai ser aplicado, 60% para os professores e 40% nós vamos fazer uma grande escola técnica em Codó para preparar os jovens”.
Para entender um pouco mais sobre essa temática em questão, visitamos o IEMA – Instituto de educação: Unidade Codó e conversamos com a gestora Joseane Cantanhede. “Diferente do que algumas pessoas desinformadas pensam, os cursos técnicos já são realidade em nossa Codó. Desde 2015, o IEMA capacita jovens através de cursos técnicos de estética, informática, cosméticos, jardinagem e culinária”, afirma a gestora.
Tendo participado de uma reunião extraordinária na semana passada, com equipe de coordenadores pedagógicos da SEDUC e o próprio secretário de Esatdo da Educação, Felipe Camarão, a gestora do IEMA nos relatou sobre a retomada dos cursos profissionalizantes ainda neste mês de outubro e também nos disse em primeira mão o Governo do Estado do Maranhão estará implantando o EJATEC também no IEMA de Codó, ou seja, cursos técnicos integrados à Educação de Jovens e Adultos de Nível Médio com duração mínima de dois anos e, ao seu término, o aluno terá concluído o Ensino Médio com habilitação técnico-profissional.
Seguindo o modelo do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que já oferece cursos técnicos de nível médio, de uma forma integrada, o aluno vai cursar o Ensino Médio junto com uma formação profissional
A gestora nos revelou que essa demanda foi intermediada pelo então deputado Zito Rolim, assim como o pedido de retomada da reforma da escola, que já foi reiniciado, conforme foto em anexo. Solicitações feitas no ano passado e que estão sendo atendidas, visando a oferta dos cursos em um ambiente que favoreça melhor qualidade de ensino.
TEXTO ENVIADO PARA NOSSA REDAÇÃO
Boa tarde,
A existência de uma escola técnica estadual(IEMA) e federal(IFMA) não impede que o município não pode ofertar, também, cursos técnicos profissionalizantes. Não é nenhuma proposta mirabolante. Parabéns ao Dr. José Francisco pela iniciativa, caso venha a ganhar a eleição e cumprir com a promessa.
NOTA: matéria tendenciosa blogueiro
* não possa ofertar
PROMESSA FEITA ,CURSO GARANTIDO, PODE PREPARAR A FESTA DE FORMATURA.
ESTÁ PROMESSA ESTÁ ME CHEIRANDO A DESESPERO.
ESTÁ PARECENDO COM O VLT DO CASTELO EM SÃO LUIS.
EU SOUBE AQUI EM TECIFE QUE AÍ EM CODÓ TEM UM CANDIDATO QUE ESTÁ IMITANDO O PAPA . SAI EM CIMA DE FRACIMOVEL ABENÇOANDO O POVO NAS RUAS.
ALGUÉM PODE COLOCAR UM VÍDEO NESTE BLOG ?
DEVE SER INTERESSANTE.
Esses cursos não técnico são FICS ( curso profissionalizante de curta duração)
ESSES CURSOS AI OFERECIDO, SAO CURSOS BASICOS , NA VERDADE TERIA DE OFERECER CURSO MAIS AVANÇADOS PARA A CIDADE , COMO TEM EM IMPERATRIZ, CAXIAS , MAIS CODÓ E ASSIM ,NAO TEMOS UM SEBRAI , NAO TEMOS UM SENAC , PRECISAMOS ISSO SIM TIPO DESSAS INSTITUIÇAO,