Estratégias infalíveis para dar adeus às gripes e resfriados e voltar ao seu ritmo com mais rapidez e vigor.

Para se recuperar mais rápido de gripes e resfriados, é fundamental adotar cuidados com a saúde a fim de fortalecer o sistema imunológico e acelerar a recuperação. Tudo começa com o repouso, mas passa também pela hidratação e uma alimentação rica em vitaminas, especialmente a C. 

Além disso, o uso de remédios naturais, como chás e mel, pode aliviar os sintomas e ajudar o corpo a combater o vírus com mais eficiência. Também é válido evitar o estresse e manter o ambiente bem ventilado para uma recuperação rápida e saudável. Confira outras dicas que vão te ajudar a melhorar.

Tome os remédios indicados pelo médico

Se você tem uma receita em mãos, compre os remédios com desconto na Droga Raia e siga a orientação dada pelo médico. Algumas gripes e resfriados precisam de antibióticos ou corticosteroides para auxiliar na recuperação, mas seu uso deve ser feito apenas sob orientação médica. 

Mesmo após se sentir melhor, tome todos os comprimidos indicados, para garantir que o vírus ou bactéria seja eliminado completamente do seu organismo. 

Cuide da sua alimentação

Quando o corpo está doente, é preciso ter uma atenção maior ao que é colocado no prato. Procure fazer todas as refeições e foque em alimentos ricos em vitaminas. Frutas cítricas, vegetais e proteínas magras são ótimos para fortalecer a imunidade, então precisam estar presentes no seu cardápio.

Caso não tenha o hábito de comer muitas frutas, comece aos poucos, aproveitando seus sucos e trazendo o alimento para a sobremesa ou para os lanches.

Beba bastante líquido

Água, sucos e chás naturais serão seus melhores aliados no combate às gripes e resfriados. Eles ajudam a manter as mucosas hidratadas e podem também fortalecer o sistema imunológico.

Se o clima estiver quente, foque na água e nos sucos, preferencialmente em temperatura ambiente. Agora, no inverno, os chás com mel e gengibre são uma ótima escolha.

Repouse e não se estresse

Por mais que os remédios ajudem a combater os sintomas, e, no caso de infecções bacterianas, a eliminar o agente causador da doença, você não pode esquecer de descansar e repousar. 

Respeite seu horário de sono e, se puder ficar em casa, deite um pouco quando os sintomas estiverem mais fortes. Evite conflitos e fique longe de qualquer situação que possa te causar estresse, já que o cortisol baixa a imunidade.

Aposte em remédios naturais

Além dos remédios indicados pelo médico, experimente incluir tratamentos naturais para auxiliar na melhora do corpo. Os chás são a melhor escolha nesse caso, podendo preparar uma infusão de gengibre, mel e limão.

Esses chás são indicados para diminuir a irritação da garganta, deixar você mais hidratado, aliviar a tosse e ainda fortalecem a sua imunidade.

Faça inalação com soro fisiológico

O nariz entupido pode ser um dos sintomas mais incômodos em uma gripe. Uma forma de aliviar essa questão é com a inalação. Nesse caso, não é preciso colocar nenhum medicamento no aparelho, apenas o soro fisiológico já é suficiente.

Procure fazer a inalação perto da hora de ir dormir, para conseguir respirar naturalmente pelo nariz e prevenir uma possível irritação na garganta.

Umidifique o ambiente e tome banhos quentes

Se o ar estiver muito seco, experimente usar um umidificador no quarto para  manter as vias aéreas hidratadas, facilitando a respiração e a recuperação. Quanto ao banho, opte por aumentar um pouco a temperatura do chuveiro.

O vapor do banho quente ajuda a descongestionar as vias aéreas, aliviando o nariz entupido e a pressão nos seios da face. Ou seja, é quase uma inalação natural. Entretanto, lembre-se de, após o banho, deitar e repousar para que o corpo não sinta a mudança brusca de temperatura.