Crianças e adolescentes foram flagrados por foliões bebendo cerveja no bloco de carnaval “Dona Beijar”, que atraiu milhares de pessoas na manhã desta terça-feira (21), na região da Trizidela, em Codó (MA).
Imagens enviadas ao Marco Silva Notícias mostram pelo menos duas crianças consumindo bebida alcoólica enquanto acompanham o bloco de carnaval. Uma delas segura uma latinha de cerveja e a outra um copo com o mesmo tipo de bebida.
Foliões ouvidos por nossa equipe de reportagem relataram que as cenas se repetiram por todo o percurso do bloco. Eles afirmam que várias crianças e adolescentes foram vistos consumindo bebidas alcoólicas durante o evento.
O que diz o Conselho Tutelar
O Marco Silva Notícias enviou as imagens para o Conselho Tutelar de Codó e pediu uma explicação sobre a situação. A conselheira Tatiana Barros foi quem respondeu nossas mensagens. Ela explicou que o órgão fez uma intensa campanha de conscientização antes do carnaval sobre a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes.
“Nós do Conselho passamos uma semana visitando as rádios e TVs falando disso, pedindo a compressão e apoio da sociedade. Nós visitamos os bares aí próximo do corredor da folia, porque a gente entender que ali é o maior número de concentração, Então, a gente visitou cada um bar daquele. Nós deixamos com o proprietário ou seu representante essas recomendações. Nós participamos da reunião que a Prefeitura fez com os barraqueiros e donos de blocos. Então, todos estavam cientes, mas infelizmente ainda existem adultos praticando esse tipo crime (…)”, disse.
Perguntamos também se o Conselho Tutelar tem feito o trabalho de fiscalização em festas e blocos de carnaval. A conselheira Tatiana foi categórica em afirmar que não é responsabilidade do órgão fazer esse tipo de trabalho nos eventos.
“O Conselho Tutelar não fiscaliza festas, não fiscaliza blocos, o Conselho Tutelar não trabalha com esse tipo de fiscalização (…). Não é nossa responsabilidade, não é nossa atribuição. Quem faz isso é a segurança pública”, explicou.
Os pais não controlam seus filhos.
ECA – Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990
Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
Art. 243. Vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou a adolescente, bebida alcoólica ou, sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica: (Redação dada pela Lei nº 13.106, de 2015)
Pena – detenção de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave. (Redação dada pela Lei nº 13.106, de 2015)
Marco Silva qual a novidade nisso? Bebida alcoólica é o menor dos problemas. Essa molecada usa droga pesada e comete vários delitos na cidade…..Meu nobre blogueiro, Conselho Tutelar não seve e não resolve absolutamente nada!
Só Jesus mesmo!!!!
Será se não tinha algum folião bondoso e sensação distribuindo dinheiro ?
Em outros carnavais, existiam sim a barraca e eles ficavam fiscalizando até mesmo no corredor da folia. A questão é que eles não gostam de trabalhar pra o bem estar das crianças e adolescentes, gostam de atrapalhar a família que se preocupa e trabalham incansavelmente pra dar o melhor pra os filhos. Nisso são muitos bons.
Boa tarde tenho uma observação. Mais se essa criança tivesse trabalhando o conselho tutela estava pronto pra saber quem era os pai mais como era bebendo cerveja 🍺 ninguém toma uma atitude isso era pra ser proibido 🚫 fiquei observação vários pais passando levando o filho pro Carnaval .pro conselho tutela isso é normal mais se fosse o pai levando o filho para trabalhar aí aparecia conselho tutela polícia e tudo mais. Vai entender eu em.
Marcos vc devia denuciar isso pra policia, ir só no conselho tutelar não adianta muito não denucie pra policia