Uma ocorrência de afogamento com uma criança de apenas dois anos foi comunicada ao Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) na tarde desse sábado (29) em São Luís. O pedido de ajuda foi registrado as 15h20min, com a informação de que uma criança havia se afogado enquanto tomava banho em uma piscina.

Devido a necessidade de intervenção imediata, enquanto deslocavam uma equipe até a residência informada, os bombeiros passaram a prestar orientações via telefone. A solicitante estava muito nervosa e chorando muito, afirmou que a criança, a pequeninha Julia, não estava respirando e que ficou por alguns instantes no fundo da piscina.

O tenente bombeiro militar Pablo, estava na função de supervisor do CIOP’s e falou diretamente com os familiares da criança, passando as orientações técnicas de como proceder com as manobras de compressões cardíacas e de ventilação. A criança voltou a respirar e os seus pais foram orientados pelo oficial a colocá-la em posição lateral de segurança até que a ambulância chegasse.

A bordo da Unidade de Resgate (UR-19), os bombeiros: subtenente Adson e sargento Araújo chegaram até o local, realizaram os primeiros atendimentos e transportaram a criança para o Hospital Socorrão II.

Julia passa bem, foi examinada pelos médicos e em seguida liberada. Ao final os bombeiros passaram orientações de prevenção à ocorrência de afogamento aos pais.

Confira as dicas dos Bombeiros para piscinas mais SEGURAS:

  1. Atenção 100% no seu filho.
  2. Guarda-vidas presente;
  3. Urgência – Saiba agir;
  4. Acesso restrito – Cerque a piscina;
  5. Sucção – Use ralos anti-sucção e meios de interrupção da bomba.

Ascom