Após semanas de chuvas intensas na região, a cidade de Codó (MA) enfrenta um novo desafio: o Rio Itapecuru atingiu a cota de alerta, levando a um aumento significativo da preocupação por parte das autoridades locais, especialmente da Defesa Civil.

Na manhã desta quarta-feira (13), o nível do rio atingiu a cota de alerta, que é de 6 metros e 15 centímetros, aumentando o risco de inundações e colocando em alerta as comunidades ribeirinhas e áreas vulneráveis ao redor do curso d’água.

“Hoje o Rio Itapecuru amanheceu na Cota de Alerta 6,15 m, solicitamos dos coordenadores do monitoramento da Bacia do Itapecuru novas previsões para próximas horas para determinar nossas ações, assim que chegar partilharemos para todos. O Cenário agora está estável, mas ficaremos em constante monitoramento”, disse o diretor Operacional da Defesa Civil Municipal, José Fernandes de Alencar.

A Defesa Civil está mobilizando equipes de prontidão para atuar em caso de emergência, incluindo a distribuição de suprimentos básicos e o apoio na evacuação de áreas de risco, caso seja necessário.