Um boletim da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM, enviado pelo Diretor Operacional da Defesa Civil Municipal, José Fernandes de Alencar, mostra que o Rio Itapecuru vai atingir níveis alarmantes em Codó, Caxias e Coroatá.

De acordo com o boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Itapecuru – SACE/ITAPECURU, emitido às 21h deste sábado (21), chuvas recentes provocaram aumento do nível do rio nas três cidades monitoradas.

A previsão aponta que o Rio Itapecuru deve continuar subindo rapidamente devido às fortes chuvas. O nível previsto para às 04h45 deste domingo (22) em Caxias é de 7,60 metros, 1,60 m acima da cota de inundação.

Em Codó, também se espera uma grande elevação do nível em função da precipitação observada em Caxias. A previsão é que o nível do Rio Itapecuru atinja 9,40 metros as 4h45 deste domingo, 2,60 m acima do nível de inundação.

Já em Coroatá, espera-se que nas próximas oito horas o nível do rio se eleve mais 26 centímetros, alcançando a cota 10,17 metros às 04h45 deste domingo (22). O nível previsto é 1,57 m acima da cota de inundação.

O CPRM informa que continuará monitorando a situação hidrológica da bacia, mantendo os órgãos competentes devidamente informados.