A falta de ações concretas por parte do poder público em Timbiras tem levado a cidade a alcançar números catastróficos e preocupantes em relação ao coronavírus. Timbiras já tem o dobro de óbitos pelo novo coronavírus do que cidades como Caxias, que possui quase 200 mil habitantes, enquanto Timbiras possui pouco menos que 30 mil habitantes, de acordo com o censo do IBGE/2019.
O número de infectados não para de crescer, e a quantidade de óbitos já assusta os moradores. Além da preocupação com o vírus, outro fator chama atenção no município, é falta de ação da Prefeitura. O Prefeito parece está perdido em meio ao caos que se instalou na cidade. Observa – se que cidades como Codó e Caxias disponibilizam de uma estrutura organizada em bancos, espaços públicos e outros locais movimentados, de maneira que se evite ao máximo a contaminação das pessoas.
Em Caxias, a Prefeitura disponibiliza de cabines de desinfeção, conta com pias com água, sabão e álcool em gel, e ainda dispõe dos bombeiros civis que além de controlar o fluxo de pessoas e organizar as filas, repassam informações a quem chega à Caixa Econômica Federal. A medida é bastante aceita e elogiada pela população caxiense, e merece ser copiada.
Já em Timbiras…
Em Timbiras está acontecendo o inverso pela falta de organização e preocupação por parte do Governo Municipal. Na contra mão do que é visto na cidade de Caxias, em Timbiras quem precisa ir até a única lotérica da cidade para receber o Auxílio Emergencial ou fazer pagamentos tem que se submeter ao sol escaldante pois não existe uma tenda montada para que as pessoas possam esperar o atendimento de forma mais humanizada e segura, além disso ainda tem que conviver com o medo de contaminação pelo coronavírus, pois a Prefeitura não disponibiliza de funcionários para orientar as pessoas a manterem o distanciamento e organizarem as filas.
Quem vai até o centro de Timbiras para enfrentar as longas filas da lotérica tem reclamado da falta de organização, as pessoas dizem achar a situação perigosa, humilhante e que a vida de todos é colocada em risco diante da situação enquanto o Governo Municipal é omisso, e finge não enxergar o que está ocorrendo no município onde o número de infectados pelo covid – 19 é preocupante e a quantidade de óbitos já ultrapassa a de grandes cidades como Caxias.
É necessário que o Prefeito Antônio Borba demonstre ações concretas para proteger a população Timbirense, especialmente quem precisa dos serviços bancários.
https://www.youtube.com/watch?v=p1z0DfWiBSk&feature=youtu.be
Ascom
Faça a comparação de Caxias com Codó agora…. Duvido
Muito sinísmo mesmo nessa matéria. Faça com Codó
Pq vc n fez esse comparativo mostrando codo?? Pq vai comprar caxias a timbiras ???
Mesmo se comparar timbiras com qualquer cidade do Maranhão , verá que o prefeito não está fazendo nada , O de Codó pelo menos está tentando organizar as filas e o acesso aos bancos com bombeiros civis.
Ironia? a situação em que Codó se encontra e vc publicar matéria comparando Timbiras e Caxias.
Bom dia,
Concordo com os comentários acima, afinal a disparidade de recebimento de recursos é gigantesca. Agora comparar Codó com Caxias ficaria mais equilibrado, pois os recursos são quase o mesmo. Diferença é pequena. E se fizermos uma comparação com Balsas que recebe menos recursos que Codó, o contraste é gigantesco em relação às medidas tomadas para conter o avanço da COVID-19. Aí sim, veremos um abismo entre a competência de um (Erick – Balsas) e a incompetência do outro (Nagib – Codó).
Já disse várias vezes e vou tepetir: TIMBIRAS É UM MUNICÌPIO AMALDIÇOADO.
Matéria Tendenciosa da porra e fora da realidade, caxias 7 mortos e apenas 31 recuperados(QUE É A PARTE MAIS IMPORTANTE), enquanto Timbiras tem 63 RECUPERADOS. Apartir daí dar pra ver o quanto há ações do poder público no município.. sem falar que em Timbiras o investimento é infinitamente menor do q em Caxias e também CODÓ (que era a CIDADE q era pra ser a comparação nessa reportagem), material humano também é pequeno. Mas os números em Timbiras são cada vez melhor em relação aos nossos. Vizinhos.
Totalmente sem nexo. Dois município com realidades de diferentes. Timbiras é um município que depende quase que exclusivamente dos repasses federais, tem arrecadação baixa, diferente de Caxias e Codó, municípios maiores onde tem indústrias instaladas. O principal aliado no combate ao covid19 é a consciência de cada um cuidar de si para não infectar outras pessoas. E o blogueiro viu apenas o lado ruim da história onde fala em mortes e casos confirmados, mas não fala das recuperações devido ao protocolo usado pelo seu. de saúde municipal de Timbiras em Parceria com o Estado, HRT, onde estão combatendo o vírus na primeira e com isso evitando que muitos pacientes cheguem à sintomas mais graves, assim evitando superlotação dos leitos do HRT. Enquanto Timbiras luta para não chegar ao caos que se encontra Codó, políticos codoenses que querem usurpar nossa Cidade, distribuem caixão, um pouco de álcool gel nas mãos das pessoas e carro pipas de água com meio litro de água sanitária tentando enganar o povo.
Entendo necessária o esclarecimento da população através da PROMOTORIA DE JUSTIÇA para investigar os números de Caxias.
Está comprovado pela ANVISA e conselhos de QUIMICA de diversos estados que o túnel ou cabine de desinfecção NÃO produz resultado, mesmo que fossem vários e IMAGINEM apenas um(01), além de ser CARÍSSIMO a manutenção e produzir uma falsa segurança de desinfecção.
Também, é inimaginável uma cidade cortada pela BR apresentar tais números inferiores.
CAXIAS foi matéria NACIONAL mostrando o caos na UPA e uma família fazendo o sepultamento de um familiar.
Tem e deve ser APURADO estes números em Caxias para segurança da população, pois segundo a comunidade médica a propagação do vírus será natural em todas as cidades.
Os números de Caxias pode ser devido a uma provável ausência de testes, cabendo esclarecer que lá foi o berço dos PRIMEIROS focos na região do cocais.
Quem não assistis isso na Tv Mirante.
Marcos Silva desse jeito você vai perder credibilidade com seus leitores por que essa comparação é ridícula parece ser matéria paga.