Quem sintoniza no programa do radialista Alberto Barros, na FCFM, certamente já ouviu as duras críticas que ele faz aos jovens que realizam manobras de “grau” com suas motos em Codó (MA). No entanto, contrariando as opiniões do radialista, o candidato a prefeito Chiquinho FC (PT) prometeu apoiar os praticantes dessa atividade na cidade.

A surpreendente declaração do patrão de Alberto Barros foi feita nesta quarta-feira (11), poucos minutos antes do início de uma motocada. O candidato petista afirmou que pretende destinar recursos para atender as demandas dos adeptos do “grau” em Codó.

O Nagib falou uma coisa sobre colocar vocês, fazer um local pra vocês. Nós precisamos estudar, porque quando eu disser que faço eu vou ter que fazer. Mas, eu vou sentar com vocês, nós vamos viablizar um recurso que possa agradar vocês da melhor forma possível”, afirmou Chiquinho.

É proibido dar “grau” na moto?

Realizar manobras como “dar grau” na moto pode trazer sérias consequências ao condutor. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), essa prática é considerada uma infração gravíssima.

O artigo 244 do CTB, no inciso III, especifica que conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor fazendo malabarismos ou equilibrando-se em apenas uma roda constitui uma infração gravíssima.

As penalidades incluem uma multa de R$ 293,47, suspensão do direito de dirigir e a retenção do veículo até que a situação seja regularizada. Além disso, o documento de habilitação do condutor será recolhido.

O período de suspensão do direito de dirigir varia de dois a oito meses. Em caso de reincidência no prazo de 12 meses, o tempo de suspensão aumenta para entre oito e 18 meses.